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Title: O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
Authors: Bonifácio, Ana Luz Passos
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Rita Marisa Ribes
Silva, Erly Maria de Carvalho e
Issue Date: 2012
Abstract: O grande número de publicações abordando crianças e consumo aponta a crescente representatividade do consumidor infantil em diversos mercados. No entanto, apesar da sua importância no mercado turístico não ser diferente, a produção acadêmica acerca do tema, no Brasil, não acompanha a de outros setores da economia. Daí a importância e, inclusive, uma das motivações desta pesquisa. O presente trabalho faz uma análise do olhar da criança sobre as atividades turísticas locais, além de investigar suas motivações e percepções em relação a destinos turísticos e compreender sua visão do papel que exerce no processo de decisão familiar de compra em produtos e serviços turísticos. O corpus da pesquisa foi construído com questionários e desenhos de 114 crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, além de entrevistas em profundidade com 20 dessas crianças. Por se tratar de um estudo exploratório, foram adotados métodos de pesquisa qualitativa: análise de conteúdo e videografia. Os resultados da pesquisa apontaram, no público infantil, o hábito de fazer juízo de valor sobre a atividade turística, tendo, assim, o poder de transformar a forma como ela é feita. Foi identificado, ainda, o perfil de um consumidor consciente dos seus desejos e necessidades, que requer atenção de gestores e planejadores e do mercado turístico como um todo.
metadata.dc.description.abstractother: The great amount of publication about children and consumption points out the growing significance of the child consumer in different markets. However, even though its importance on the tourism market is not different, the Brazilian academic production on the theme does not keep up with those based on other economic sectors. Therefrom comes the significance of this research, and one of its motivations as well. The present paper analyses the child´s view of local tourism activities, investigates their motivations and perceptions of tourist destinations, in addition to comprehending their view of the role they play on the family purchase decision process of tourism products and services. The research corpus was built on questionnaires and drawings of 114 children, as well as in-depth interviews with 20 of them. The children are of ages between 9 and 10 years old and studied in a private school in Niterói, city located in the metropolitan area of Rio de Janeiro. As this was an exploratory study, qualitative research methods were used: content analysis and videography. Research results showed that the child consumer is used to be judgmental when it comes to tourism activities and products, having, therefore, the power to change the way it is planned and performed. Finally, the children were identified as consumers that are aware of their wishes and needs, which requests the concern of planners, managers and the tourism market as a whole.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1595
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