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Title: A publicidade oculta como estratégia de fortalecimento da narrativa neoliberal: uma análise crítica do discurso da previdência nos publieditoriais do Banco BTG Pactual
Authors: Santos, Karen de Paula
metadata.dc.contributor.advisor: Saldanha, Patricia Gonçalves
metadata.dc.contributor.members: Bragaglia, Ana Paula
Rodrigues, Maria Clotilde Perez
Issue Date: 2020
Abstract: O estudo aqui apresentado pretende compreender as lógicas de determinados modelos de publicidade incorporados de modo oculto às produções midiáticas, considerando o contexto de midiatização contemporâneo. Partimos da hipótese de que a Publicidade Oculta, enquanto narrativa midiática que permeia o cotidiano, compõe uma estratégia de legitimação velada para o avanço dos interesses de mercado a partir de um discurso de enfraquecimento do Estado, que visa o avanço e consolidação do sistema neoliberal. Para tanto, nos debruçaremos sobre a comunicação do banco BTG Pactual e seus respectivos formatos no portal da revista Exame, que estruturam a Publicidade Oculta do banco, enquanto objeto da pesquisa. Serão investigados seis anúncios em publieditoriais veiculados pelo banco no portal on-line da revista Exame entre dois períodos: outubro de 2018 a dezembro de 2018 e junho a julho de 2019. Desse modo, o corpus de pesquisa servirá de base para analisar o agendamento de um tema pertinente a ―todos‖ os cidadãos brasileiros: a Previdência; a partir de um discurso oculto, para a manutenção do interesse de poucos e a serviço do mercado do capital. Para compor a metodologia, realizaremos a investigação do corpus a partir dos métodos de Análise Semiótica Peirceana e a Análise do Discurso de Linha Francesa, além de revisão bibliográfica e um estudo de caso com articulação teórica e levantamento de dados sobre o cenário político-econômico analisado. A perspectiva de mídia (KELLNER, 2001), midiatização (SODRÉ, 2002; 2014), publicidade contemporânea (ATEM, 2008), (PEREZ, 2007; 2015), Publicidade de Utilidade Pública (SALDANHA, 2019); Análise do Discurso (ORLANDI, 2001), Análise Semiótica (SANTAELLA, 2002) e as questões éticas publicitárias (BRAGAGLIA, 2017) serão algumas das temáticas aqui abordadas, para o desenvolvimento do referencial teórico.
metadata.dc.description.abstractother: This study intends to understand the operation of certain advertising models incorporated in a hidden way to media productions, considering the context of mediatization in contemporary times. We start from the hypothesis that Hidden Advertising, as a media narrative that permeates everyday life, composes a strategy of hidden legitimation for the advancement of market interests based on a discourse of weakening the State, which aims to advance and consolidate the neoliberal system. To this end, we will focus on the communication of the BTG Pactual bank and its respective formats on the Exame website, which structure the bank's Hidden Advertising, as the object of this research. We will investigate six advertorials published by the bank on the Exame website between two periods: October 2018 to December 2018 and June to July 2019. In this way, the corpus of the research will serve as a basis for analyzing the agenda building of a topic pertinent to ―all‖ Brazilian citizens: Social Security; from a hidden discourse, to maintain the interests of the market and a small social group. In this sense, to compose the methodology, we will investigate the corpus using the methods of Semiotic Analysis, French Discourse Analysis, as well as bibliographic research and a case study with theoretical articulation and data collection on the analyzed political- economic scenario. The media perspective (KELLNER, 2001), mediatization (SODRÉ, 2002; 2014), contemporary advertising (ATEM, 2008), (PEREZ, 2007; 2015), Public Utility Advertising (SALDANHA, 2019); Discourse Analysis (ORLANDI, 2001), Semiotic Analysis (SANTAELLA, 2002) and ethical issues in advertising (BRAGAGLIA, 2017) will be some of the themes studied, for the development of the theoretical framework.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15958
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