A PUBLICIDADE OCULTA COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA NARRATIVA NEOLIBERAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA PREVIDÊNCIA NOS PUBLIEDITORIAIS DO BANCO BTG PACTUAL
Publicidade oculta
Mídia e Cotidiano
Publieditorial digital
BTG Pactual
Publicidade
Mídia
Cotidiano
Previdência social
Mediatization
Hidden Advertising
Everyday life
Advertorial
Santos, Karen de Paula | Posted on:
2020
Abstract
O estudo aqui apresentado pretende compreender as lógicas de determinados modelos de
publicidade incorporados de modo oculto às produções midiáticas, considerando o contexto
de midiatização contemporâneo. Partimos da hipótese de que a Publicidade Oculta, enquanto
narrativa midiática que permeia o cotidiano, compõe uma estratégia de legitimação velada
para o avanço dos interesses de mercado a partir de um discurso de enfraquecimento do
Estado, que visa o avanço e consolidação do sistema neoliberal. Para tanto, nos debruçaremos
sobre a comunicação do banco BTG Pactual e seus respectivos formatos no portal da revista
Exame, que estruturam a Publicidade Oculta do banco, enquanto objeto da pesquisa. Serão
investigados seis anúncios em publieditoriais veiculados pelo banco no portal on-line da
revista Exame entre dois períodos: outubro de 2018 a dezembro de 2018 e junho a julho de
2019. Desse modo, o corpus de pesquisa servirá de base para analisar o agendamento de um
tema pertinente a ―todos‖ os cidadãos brasileiros: a Previdência; a partir de um discurso
oculto, para a manutenção do interesse de poucos e a serviço do mercado do capital. Para
compor a metodologia, realizaremos a investigação do corpus a partir dos métodos de Análise
Semiótica Peirceana e a Análise do Discurso de Linha Francesa, além de revisão bibliográfica
e um estudo de caso com articulação teórica e levantamento de dados sobre o cenário
político-econômico analisado. A perspectiva de mídia (KELLNER, 2001), midiatização
(SODRÉ, 2002; 2014), publicidade contemporânea (ATEM, 2008), (PEREZ, 2007; 2015),
Publicidade de Utilidade Pública (SALDANHA, 2019); Análise do Discurso (ORLANDI,
2001), Análise Semiótica (SANTAELLA, 2002) e as questões éticas publicitárias
(BRAGAGLIA, 2017) serão algumas das temáticas aqui abordadas, para o desenvolvimento
do referencial teórico.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
MidiatizaçãoPublicidade oculta
Mídia e Cotidiano
Publieditorial digital
BTG Pactual
Publicidade
Mídia
Cotidiano
Previdência social
Mediatization
Hidden Advertising
Everyday life
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