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Title: Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
Authors: Faria, Mônica Lombardo de
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, Marcelo Bafica
metadata.dc.contributor.members: Alves, Walcéa
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho monográfico tem por objetivo explicitar a importância da brincadeira e da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e social da criança pequena, no contexto da Educação Infantil à luz de alguns pressupostos teóricos desse assunto. A brincadeira se faz presente desde as primeiras manifestações da existência humana e tem participação ativa no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, para elucidar essa participação no desenvolvimento dos infantes, faz-se importante a compreensão da infância, do ócio e da educação integral do indivíduo. Esta produção apresenta sua importância no contexto escolar, considerando o processo educativo significativo. Através de pesquisa bibliográfica a fim de esclarecer a prerrogativa que move o trabalho: de que maneira a brincadeira pode influenciar no desenvolvimento cognitivo do ser humano? O ato de brincar está relacionado às experiências e representações que se tem dos objetos, logo, as interações, as emoções e as vivências no meio social interferem diretamente nas brincadeiras dos sujeitos e, consequentemente, influenciam também no desenvolvimento cognitivo.
metadata.dc.description.abstractother: The present monographic work has as an objective to make explicit the importance of play and ludicity to the cognitive and social development of the small child, in the context of Infant Education under some theorical assumptions about this subject. The play is present since the first manifestations of human existence and has an active participation in the cognitive, affective and social development, to elucidate this participation in the infant's development, it is important to comprehend the childhood, the idleness and the integral education of the individual. This production presents its importance in the scholar context, considering the significative educative process. Through this bibliographic research in order to clarify the prerogative that moves the work: in which way the play can influence the human being cognitive development? The act of playing is related to experiences and representations that is got from objects, therefore, the interactions, the emotions and experiences in the social enviroment direclty interfere in the subjects plays and, consequently, also influence the cognitive development.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15960
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