Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962
Title: Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na Plataforma Capes
Authors: Braga, Maria Clara Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Ventura, Jaqueline Pereira
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Sandra Maciel de
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de Julho de 2006 até Julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadores.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph, based on a bibliographic survey work, identified and analyzed discussions on teacher training to work in Youth and Adult Education. The delimited empirical field was CAPES's periodic platform. The study sought to understand, through a balance of the questions presented in scientific articles, what are the main questions and challenges of this area. The research was carried out from the survey and analysis of the articles published, from July 2006 to July 2019, on capes' journal platform. The descriptors used to locate the texts were "teacher training in the EJA", in addition to, "teacher training" and "education of young people and adults". After a broad survey, 45 articles were selected that were in accordance with the theme researched. It was evidenced that in CAPES the issue of teacher education for EJA has been treated as a minor theme, with less prominence and attention of researchers. It is concluded that the EJA and, consequently, the training of its teachers still occupy a secondary place and invisible in the academic environment and in the training of teachers for the basic education of working young people and adults.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962
Appears in Collections:SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLARA GOMES BRAGA.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons