HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
Recent Submissions
-
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
| Posted on: 2021Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram ... -
Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna
| Posted on: 2021Desde a emergência do campo da História da Educação Matemática no Brasil as pesquisas sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) se fazem presentes a partir de trabalhos de diferentes ... -
A Didática Especial de Matemática na Universidade do Brasil: recortes sobre a atuação de Eleonora Lobo Ribeiro
| Posted on: 2021-12O presente artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a história da disciplina Didática Especial oferecida ao curso de Licenciatura em Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), da Universidade do ... -
As progressões aritméticas e geométricas nas visões dos livros de Serrasqueiro
| Posted on: 2020A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, ... -
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
| Posted on: 2020A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se ... -
Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói
| Posted on: 2020Este texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada para ao desenvolvimento de uma Dissertação de Mestrado na Universidade Federal Fluminense, que teve por objetivo realizar um mapeamento de experiências do ... -
Experiências com matemática moderna em turmas do primeiro grau na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói
| Posted on: 2020Neste texto apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa realizada para a elaboração de uma dissertação que mapeou experiências envolvendo o Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Centro Educacional de Niterói ... -
A Matemática na Aula de Comércio da Corte (1809-1856)
| Posted on: 2019 -
Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
| Posted on: 2019Criadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre ... -
O Minicomputador de Papy: uma interpretação sobre sua produção no Brasil
| Posted on: 2020O objetivo deste texto é apresentar uma interpretação sobre a produção do Minicomputador de Papy no Brasil, material didático idealizado por Georges Papy. Para isso, este texto é guiado pela seguinte problematização: ... -
Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático
| Posted on: 2019O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado ... -
A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
| Posted on: 2019Poucas são as informações sobre o ensino de Matemática no Brasil do século XVIII. O que se sabe é que a prática do “contar” estava incluída nos saberes da escola elementar, nas aulas de primeiras letras existentes no Brasil, ... -
Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX
| Posted on: 2019O cálculo mental vem sendo considerado um recurso didático valorizado no Brasil, mais especialmente a partir de 1990, com a publicação de documentos que reforçaram sua importância para o ensino da Matemática na Escola ... -
Progressões Aritmética e Geométrica: visões a partir dos livros de Aritmética e Álgebra de Serrasqueiro e Ottoni
| Posted on: 2019Ao olhar para livros didáticos utilizados no Brasil, percebe-se que as Progressões estiveram presentes dentre os conteúdos de Aritmética e de Álgebra, oscilando entre esses campos ao longo do século XIX. Este artigo é um ... -
A divulgação da Matemática Moderna na Imprensa Periódica
| Posted on: 2005O Movimento da Matemática Moderna, que surgiu como uma proposta de reforma para o ensino de Matemática, priorizava uma unificação da Matemática, por meio da Teoria dos Conjuntos e do estudo de suas estruturas fundamentais, ... -
Avaliação de compêndios didáticos no Brasil: do Império à República
| Posted on: 2006 -
Luiz Pedro Drago: para além da atuação docente
| Posted on: 2017 -
A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático
| Posted on: 2015O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro a partir das ... -
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
| Posted on: 2018Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de ... -
As muitas mãos na escrita da História: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos
| Posted on: 2018Uma variedade de registros apresentam-se disponíveis para o trabalho do historiador e os documentos que fundamentam os estudos históricos assumem, hoje, as formas mais diversas, abordam diferentes conteúdos e podem ser ...