Browsing HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói by Title
Now showing items 48-67 of 71
-
Papy e o Colégio de São Bento: cadernos escolares revelam uma matemática moderna
| Posted on: 2013Apresenta-se no artigo um fato ocorrido no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro (CSB) que, no âmbito do Movimento da Matemática Moderna, adotou como metodologia de ensino de Matemática, a partir de 1968, a desenvolvida ... -
Paratextos editoriais e História da Educação Matemática: uma leitura de livros didáticos
| Posted on: 2011O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns elementos do livro didático que podem ser utilizados como subsídios para uma análise da história da Educação Matemática devido à diversidade de fatos que os mesmos ... -
As políticas de avaliação do livro didático na era vargas: a comissão nacional do livro didático
| Posted on: 2005O presente trabalho tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o processo de avaliação de livros didáticos, desenvolvido pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), criada por Getúlio Vargas em dezembro de ... -
Políticas públicas e o livro didático de Matemática
| Posted on: 2008Este trabalho apresenta as políticas e programas do Estado brasileiro em relação aos livros-texto para a escola fundamental, enfatizando os últimos dez anos. Percebe-se uma mudança gradual de ações que visavam basicamente ... -
As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
| Posted on: 2013Propõe-se nesta comunicação a apresentação dos resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento. A pesquisa tem por finalidade analisar as primeiras ... -
As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro
| Posted on: 2004Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, este colégio adotou como metodologia de ensino da disciplina ... -
As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro.
| Posted on: 2014Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, este colégio adotou como metodologia de ensino da disciplina ... -
Os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática
| Posted on: 2011Com a nova estrutura para a matemática escolar implantada pelo Colégio Pedro II, a partir de 1929, surgiu também um novo tipo de livro didático destinado a esta disciplina. A matemática na educação secundária deveria ser ... -
O problema da documentação para a história da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
| Posted on: 2012Nesse texto apresento reflexões sobre a temática desta mesa redonda, elaboradas a partir de experiências que estão sendo realizadas em pesquisas no campo da História da Educação Matemática, desde o curso de Mestrado até ... -
Professores de Matemática do Ensino secundário brasileiro no século XIX: o caso do Colégio Pedro II
| Posted on: 2014As diversas reformas pelas quais passou o ensino brasileiro provocaram mudanças nos estatutos do Colégio alterando as normas de contratação dos professores ao longo do tempo. Antes dos primeiros concursos realizados na ... -
Professores do Colégio Pedro II: agentes na constituição da disciplina Matemática no Brasil
| Posted on: 2014As diversas reformas pelas quais passou o ensino brasileiro provocaram mudanças nos estatutos do Colégio alterando as normas de contratação dos professores ao longo do tempo. Antes dos primeiros concursos realizados na ... -
Professores-autores de compêndios de Mate mática no século XIX
| Posted on: 2011Debates sobre diversos aspectos dos manuais didáticos foram frequentes o todo o século XIX. A crescente implantação do método simultâneo estimulou a produção de materiais pedagógicos destinados a essa nova organização do ... -
Progressões Aritmética e Geométrica: visões a partir dos livros de Aritmética e Álgebra de Serrasqueiro e Ottoni
| Posted on: 2019Ao olhar para livros didáticos utilizados no Brasil, percebe-se que as Progressões estiveram presentes dentre os conteúdos de Aritmética e de Álgebra, oscilando entre esses campos ao longo do século XIX. Este artigo é um ... -
As progressões aritméticas e geométricas nas visões dos livros de Serrasqueiro
| Posted on: 2020A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, ... -
As Progressões Aritméticas e Geométricas nos programas de ensino do Colégio Pedro II : alguns apontamentos
| Posted on: 2020A Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se ... -
As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira
| Posted on: 2011O objetivo deste artigo é apresentar quais foram as propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira entre as décadas de 1920 e 1940. Iremos descrever as principais ... -
Reflexões sobre três pesquisas e o uso de fontes em história da educação matemática
| Posted on: 2014Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação ... -
Revisitando uma velha conhecida
| Posted on: 2004 -
Seleção de Professores de Matemática no Colégio Pedro II durante o Império
| Posted on: 2007Na tentativa de investigar a realidade histórica do ensino de matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir ...