Browsing HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 74
-
Acervos e arquivos na cidade do Rio de Janeiro: possibilidades para a pesquisa em história da educação matemática
| Posted on: 2015Em seu conhecido artigo “A Cultura Escolar como objeto histórico”, Dominique Julia afirma que “o historiador sabe fazer flechas com qualquer madeira”. Felizmente quando essa madeira é de boa qualidade e farta, o historiador ... -
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
| Posted on: 2013Pode-se dizer, com certeza, que o livro didático é o instrumento mais utilizado no contexto escolar por professores de todas as disciplinas. Devido a sua importância, tanto como recurso didático, quanto como fonte de ... -
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
| Posted on: 2010Na tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de ... -
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
| Posted on: 2018Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de ... -
Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático
| Posted on: 2019O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado ... -
A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
| Posted on: 2019Poucas são as informações sobre o ensino de Matemática no Brasil do século XVIII. O que se sabe é que a prática do “contar” estava incluída nos saberes da escola elementar, nas aulas de primeiras letras existentes no Brasil, ... -
Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
| Posted on: 2019Criadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre ... -
A aula de comércio em Portugal
| Posted on: 2013Esse trabalho é parte da pesquisa de Mestrado que tem como objeto de estudo o ensino comercial no Rio de Janeiro durante o século XIX. Neste texto o objetivo é apresentar alguns resultados preliminares da pesquisa, com a ... -
Avaliação de compêndios didáticos no Brasil: do Império à República
| Posted on: 2006 -
Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX
| Posted on: 2019O cálculo mental vem sendo considerado um recurso didático valorizado no Brasil, mais especialmente a partir de 1990, com a publicação de documentos que reforçaram sua importância para o ensino da Matemática na Escola ... -
Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna
| Posted on: 2021Desde a emergência do campo da História da Educação Matemática no Brasil as pesquisas sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) se fazem presentes a partir de trabalhos de diferentes ... -
A Comissão Nacional do Livro Didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário
| Posted on: 2012A Comissão Nacional do Livro Didático foi instituída pelo Governo Federal em 1938.Algumas pesquisas analisaram os trabalhos dessa comissão, principalmente, na gestão de Gustavo Capanema (1934-1945) no Ministério da Educação ... -
O conceito de função em livros didáticos para a escola brasileira
| Posted on: 2010Este artigo examina como o conceito de função, básico da Matemática, é abordado em livros didáticos brasileiros para o ensino secundário, escritos antes de 1930. Hoje, enfatiza-se que este conceito deve ser estudado ... -
Concursos para o magistério primário no Rio de Janeiro na virada do século XVIII para o XIX
| Posted on: 2006Nota-se atualmente um crescimento no número de trabalhos que tratam da história do ensino de Matemática no Brasil. Retratando a história do ensino de Matemática em suas múltiplas vertentes, poucos são, entretanto, os ... -
Os Congressos de Ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna
| Posted on: 2005O Movimento da Matemática Moderna no Brasil foi um movimento de renovação curricular que chegou ao Brasil na década de 60 e permaneceu como uma alternativa para o ensino de Matemática por mais de uma década. Antes das ... -
Defining math teachers knowledge: discussion about examinations for elementary and secondary teachers in Brazil in the nineteenth century
| Posted on: 2008Educational reforms require an evaluation of all the elements which have to do with the school environment, such as students, textbooks and teachers, among others. It is common sense that a good teacher is essential to the ... -
Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção
| Posted on: 2018Atualmente diferentes orientações aos professores sobre o livro didático são elaboradas e publicadas separadamente sob a denominação de manual do professor. No entanto, antes da confecção desse impresso, na década de ... -
A Didática Especial de Matemática na Universidade do Brasil: recortes sobre a atuação de Eleonora Lobo Ribeiro
| Posted on: 2021-12O presente artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a história da disciplina Didática Especial oferecida ao curso de Licenciatura em Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), da Universidade do ... -
A divulgação da Matemática Moderna na Imprensa Periódica
| Posted on: 2005O Movimento da Matemática Moderna, que surgiu como uma proposta de reforma para o ensino de Matemática, priorizava uma unificação da Matemática, por meio da Teoria dos Conjuntos e do estudo de suas estruturas fundamentais, ... -
Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático
| Posted on: 2014Nosso objetivo neste texto é apresentar a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou o ensino de matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, a partir das propostas de Georges Papy, no final da ...