Browsing HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói by Type
Now showing items 1-20 of 53
-
Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX
| Posted on: 2019Criadas a semelhança da aula de Lisboa, a Aula de Comercio funcionou a partir de 1809 no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com o objetivo de qualificar os comerciantes das principais praças comerciais do País. Dentre ... -
A aula de comércio em Portugal
| Posted on: 2013Esse trabalho é parte da pesquisa de Mestrado que tem como objeto de estudo o ensino comercial no Rio de Janeiro durante o século XIX. Neste texto o objetivo é apresentar alguns resultados preliminares da pesquisa, com a ... -
Avaliação de compêndios didáticos no Brasil: do Império à República
| Posted on: 2006 -
O conceito de função em livros didáticos para a escola brasileira
| Posted on: 2010Este artigo examina como o conceito de função, básico da Matemática, é abordado em livros didáticos brasileiros para o ensino secundário, escritos antes de 1930. Hoje, enfatiza-se que este conceito deve ser estudado ... -
Concursos para o magistério primário no Rio de Janeiro na virada do século XVIII para o XIX
| Posted on: 2006Nota-se atualmente um crescimento no número de trabalhos que tratam da história do ensino de Matemática no Brasil. Retratando a história do ensino de Matemática em suas múltiplas vertentes, poucos são, entretanto, os ... -
Os Congressos de Ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna
| Posted on: 2005O Movimento da Matemática Moderna no Brasil foi um movimento de renovação curricular que chegou ao Brasil na década de 60 e permaneceu como uma alternativa para o ensino de Matemática por mais de uma década. Antes das ... -
Defining math teachers knowledge: discussion about examinations for elementary and secondary teachers in Brazil in the nineteenth century
| Posted on: 2008Educational reforms require an evaluation of all the elements which have to do with the school environment, such as students, textbooks and teachers, among others. It is common sense that a good teacher is essential to the ... -
A divulgação da Matemática Moderna na Imprensa Periódica
| Posted on: 2005O Movimento da Matemática Moderna, que surgiu como uma proposta de reforma para o ensino de Matemática, priorizava uma unificação da Matemática, por meio da Teoria dos Conjuntos e do estudo de suas estruturas fundamentais, ... -
Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático
| Posted on: 2014Nosso objetivo neste texto é apresentar a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou o ensino de matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, a partir das propostas de Georges Papy, no final da ... -
E antes do manual pedagógico? Recados, lembretes e orientações aos professores de matemática para o uso do livro didático
| Posted on: 2014O presente trabalho tem por finalidade divulgar resultados de um projeto que tem por finalidade analisar como as orientações aos professores quanto ao uso do livro didático de matemática foram materializadas antes da ... -
Ensino de Matemática em Jornais Pedagógicos do Rio de Janeiro no século XIX: A Instrucção Pública, A Escola e Instrucção Nacional
| Posted on: 2014Este trabalho é fruto do projeto O ensino de Matemática na imprensa periódica educacional do século XIX vinculado a FAPERJ na modalidade APQ1 com foco as revistas (jornais) pedagógicas e como objetivo discutir sobre os ... -
O ensino de Matemática na Escola Normal da Corte (1876-1889)
| Posted on: 2011No século XIX várias foram as iniciativas de selecionar candidatos ao magistério primário no Brasil. Dentre os modelos mais discutidos estão a nomeação de professores por meio de concursos públicos e, por outro lado, as ... -
O Ensino de matemática na imprensa periódica do Rio de Janeiro no século XIX
| Posted on: 2013Na história da educação brasileira, o século XIX, marca o início do processo de escolarização no país, com a criação de escolas de ensino médio, faculdades de Medicina e Direito, com o aumento do mercado de livros e um ... -
Epistemologia dos Números Relativos: uma reflexão necessária e atual para a sala de aula de matemática
| Posted on: 2010O artigo Epistemologia dos Números Relativos, de Georges Glaeser, foi publicado originalmente na Recherches en didactique des mathématiques, em 1981. No Brasil, o texto foi publicado em 1985, neste Boletim, numa tradução ... -
Escola normal, ensino primário, formação de professores e impressos didáticos: reflexões para o campo de pesquisa
| Posted on: 2014Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Matemática na escola normal de NATAL/RN (1896– 1925): alguns fragmentos de história, de ... -
Eugênio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de matemática
| Posted on: 2010É difícil precisar o momento exato em que teriam surgido os primeiros indícios de um ensino de matemática no Brasil e de como esses primeiros indícios possam ter se transformado no que hoje considera-se Educação Matemática. ... -
Experiências com matemática moderna em turmas do primeiro grau na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói
| Posted on: 2020Neste texto apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa realizada para a elaboração de uma dissertação que mapeou experiências envolvendo o Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Centro Educacional de Niterói ... -
Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro.
| Posted on: 2012Apresentam-se os resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento: uma análise a partir dos cadernos escolares, vinculado ao edital PIBIC 2011-2012 pelo ... -
A formação de professores no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX
| Posted on: 2008O objetivo desta comunicação oral é apresentar alguns detalhes sobre os cursos de formação de professores de matemática na Universidade do Distrito Federal e na Faculdade Nacional de Filosofia. Entre as informações ... -
A hermenêutica de profundidade como possibilidade metodológica para as pesquisas em educação matemática
| Posted on: 2013O minicurso abordará o uso do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP) nas pesquisas em Educação Matemática. Pretendemos: 1) realizar uma discussão teórica sobre este referencial metodológico, buscando ...