Browsing HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói by Type
Now showing items 1-20 of 26
-
Acervos e arquivos na cidade do Rio de Janeiro: possibilidades para a pesquisa em história da educação matemática
| Posted on: 2015Em seu conhecido artigo “A Cultura Escolar como objeto histórico”, Dominique Julia afirma que “o historiador sabe fazer flechas com qualquer madeira”. Felizmente quando essa madeira é de boa qualidade e farta, o historiador ... -
Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de matemática no século XIX
| Posted on: 2013Pode-se dizer, com certeza, que o livro didático é o instrumento mais utilizado no contexto escolar por professores de todas as disciplinas. Devido a sua importância, tanto como recurso didático, quanto como fonte de ... -
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
| Posted on: 2010Na tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de ... -
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
| Posted on: 2018Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de ... -
Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático
| Posted on: 2019O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado ... -
A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”
| Posted on: 2019Poucas são as informações sobre o ensino de Matemática no Brasil do século XVIII. O que se sabe é que a prática do “contar” estava incluída nos saberes da escola elementar, nas aulas de primeiras letras existentes no Brasil, ... -
Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX
| Posted on: 2019O cálculo mental vem sendo considerado um recurso didático valorizado no Brasil, mais especialmente a partir de 1990, com a publicação de documentos que reforçaram sua importância para o ensino da Matemática na Escola ... -
A Comissão Nacional do Livro Didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário
| Posted on: 2012A Comissão Nacional do Livro Didático foi instituída pelo Governo Federal em 1938.Algumas pesquisas analisaram os trabalhos dessa comissão, principalmente, na gestão de Gustavo Capanema (1934-1945) no Ministério da Educação ... -
Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção
| Posted on: 2018Atualmente diferentes orientações aos professores sobre o livro didático são elaboradas e publicadas separadamente sob a denominação de manual do professor. No entanto, antes da confecção desse impresso, na década de ... -
Ensino de matemática e matemática moderna em congressos no Brasil e no mundo
| Posted on: 2008O movimento de renovação de ensino conhecido como Matemática Moderna chegou ao Brasil na década de 60 impulsionado por reformas que estavam acontecendo em outros paises. Antes disso,no início do século XX, manifestações ... -
O ensino de matemática na escola normal da corte (1876-1889)
| Posted on: 2013No século XIX várias foram as iniciativas de selecionar candidatos ao magistério primário no Brasil. Dentre os modelos existentes estão a nomeação de professores por concursos públicos e, por outro lado, as tentativas ... -
Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna
| Posted on: 2004O objetivo deste artigo é fazer uma breve análise das principais reformas do ensino da matemática no Brasil no século XX. Partindo da Reforma Francisco Campos até a última das grandes reformas do referido século, a Matemática ... -
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de matemática na década de 30
| Posted on: 2000Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias ... -
Euclides Roxo: engenheiro, professor, intelectual e educador matemático
| Posted on: 2010Este artigo apresenta a trajetória profissional de Euclides Roxo considerando fatos que precederam sua atuação como reformador educacional. São apresentadas considerações sobre o mercado de trabalho do engenheiro no início ... -
Fontes para a História da Educação Matemática: Imprensa e a Matemática Moderna
| Posted on: 2006Nos últimos anos, vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da História da Educação Matemática no Brasil. Crescem também as discussões a respeito da filiação da História da Educação Matemática e das suas relações com ... -
A formação do professor de matemática na Escola de Ciências da Universidade do Distrito Federal
| Posted on: 2008A Universidade do Distrito Federal – UDF – foi criada em 1935, pelo Decreto nº 5.513, de 4 de abril de 1935. Tal instituição foi responsável, entre outras coisas, pela formação do professor de Matemática para a escola ... -
Manoel de Campos: um precursor
| Posted on: 2011O desafio de compreender como se relacionam os conceitos de equidecomponibilidade e equivalência de volume de poliedros fascinou muitas gerações de matemáticos, até que uma resposta satisfatória fosse encontrada por Dehn ... -
O Minicomputador de Papy: uma interpretação sobre sua produção no Brasil
| Posted on: 2020O objetivo deste texto é apresentar uma interpretação sobre a produção do Minicomputador de Papy no Brasil, material didático idealizado por Georges Papy. Para isso, este texto é guiado pela seguinte problematização: ... -
As muitas mãos na escrita da História: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos
| Posted on: 2018Uma variedade de registros apresentam-se disponíveis para o trabalho do historiador e os documentos que fundamentam os estudos históricos assumem, hoje, as formas mais diversas, abordam diferentes conteúdos e podem ser ... -
As políticas de avaliação do livro didático na era vargas: a comissão nacional do livro didático
| Posted on: 2005O presente trabalho tem como objetivo fazer algumas considerações sobre o processo de avaliação de livros didáticos, desenvolvido pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), criada por Getúlio Vargas em dezembro de ...