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Title: Desafios do turismo na Capital Nacional do Petróleo: um estudo exploratório sobrte a imagem do município de Macaé
Authors: Hartog, Mayara Raupp
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Marques, Osíris Ricardo Bezerra
Issue Date: 31-Mar-2016
Abstract: A concorrência acirrada sofrida pelos destinos faz com que estes desenvolvam diferentes estratégias para obterem sucesso no mercado. Com isso as estratégias de marketing de lugares e de imagem do destino passaram a ser relevantes ao planejamento das cidades, a fim destes conseguirem alcançar diversos públicos, como residentes, empresas e turistas. Este trabalho visou, portanto, estudar como a imagem do município de Macaé é percebida por meio das estratégias de marketing de lugares e como destino turístico, além de verificar se estas imagens beneficiam a cidade. Com a finalidade de atingir os objetivos do trabalho, foram realizados dois estudos por meio de uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. O estudo 1 foi conduzido com o uso da técnica free elicitation e o estudo 2 pela técnica de survey. Os resultados, trabalhados com auxílio do Software SPSS 17.0, indicaram que o município de Macaé é visto como destino, quase que exclusivamente, voltado ao segmento de negócios, mas que apresenta um potencial turístico de lazer a ser desenvolvido. Com relação ao marketing de lugares, a imagem da cidade é percebida negativamente, pois sua infra-estrutura foi considerada deficitária. Foram verificados, portanto, que as imagens percebidas de Macaé, não são favoráveis ao seu desenvolvimento sustentável.
metadata.dc.description.abstractother: The intense competition suffered by the destinations, causes them to develop different strategies to achieve success on the market share. Thus, the city marketing and destination image, began to be relevant to the cities’ planning, with the purpose of succeed to reach diverse stakeholders, as residents, companies and tourists. This research was therefore to study how the image of the city Macaé is perceived through the strategies of city marketing and as tourist destination, beyond verify if these images benefit the city. In order to achieve the objectives of the research, two studies were undertaken through a combination of qualitative and quantitative methods. The study 1 was conducted by using the free elicitation technique and the study 2 through the survey technique. The results, analyzed with the aid of SPSS 17.0 software, showed that the town of Macaé is perceived as a destination, almost exclusively, focused on the business segment, but which featuring a potential for leisure tourism to be developed. Regarding the city marketing, the city's image is perceived negatively, because its infrastructure was considered deficient. It were verified, therefore, that the images perceived of Macaé are not conducive to sustainable development of the city.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1599
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