EXPERIÊNCIAS EXPRESSIVAS COM ALUNOS DA CLASSE POPULAR: UM DIÁLOGO DESAFIADOR COM A TECNOLOGIA SOCIAL
Barbirato, Paula Fernanda de Brito | Posted on:
2019
Abstract
Este estudo apresenta algumas experiências expressivas desenvolvidas com alunos da classe popular. Busca-se compreender como o diálogo entre arte e educação pode contribuir para a expressão de pensamentos e emoções e de que forma este diálogo coopera para o enfrentamento criativo de alguns obstáculos da vida. Dialogando com a abordagem teórico-metodológica da tecnologia social, foram coletados e analisados dados decorrentes do projeto de pesquisa “novas e tradicionais tecnologias nos anos iniciais da educação básica e a formação de professores” e do componente curricular “pesquisa e prática pedagógica”, do curso de Pedagogia da UFF. Os educandos, mediante a articulação entre esses três eixos, descobriram formas sensíveis de pensar a realidade e de vivenciar um processo de autoconhecimento. Conclui-se que há a necessidade de uma educação escolar que contemple todas as dimensões humanas e que, ao professor, cabe o papel vital de propiciar aos discentes um ambiente acolhedor e humanizado, a fim de que todos se sintam livres para expressar o que pensam e sentem. É a partir dessa construção relacional que se torna possível transformar e ser transformado
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoLicense Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: