Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16032
Title: O afeto na educação infantil: "a importância da formação do ser mais"
Authors: Pires, Paulo Roberto
metadata.dc.contributor.advisor: Albuquerque, Andrea Serpa
metadata.dc.contributor.members: Alves, Walcéa Barreto
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta monografia tem a finalidade de apresentar as minhas considerações vivenciadas num ambiente pedagógico de uma escola de Educação Infantil. Entende-se como um ambiente pedagógico as mediações entre os sujeitos compostos pelos alunos, professores, funcionários da escola e moradores que permeiam esse espaço escolar. Bem como compreender e refletir o comportamento afetivo e cognitivo dos alunos, a conduta do educador como disciplinador e mediador da educação, e, do espaço em que desenvolve essa mediação, possibilitando assim a aprendizagem e as interações entre os sujeitos desse ambiente. Compreender esse ambiente pedagógico como inserido no processo educacional de afetividade e cognição, pois o ato de educar não pode ser visto apenas como um repassar de informações e de conhecimentos. Ao contrário disso, o ato de cuidar e educar só realiza-se com afeto e se completa com confiança, de modo que o desenvolvimento humano não só aconteça somente relacionado aos aspectos cognitivos, mas também, dentro de um prisma afetivo, o qual abarcará a cognição. O relato está estruturado no método de ―observação‖ e dialética nesse ambiente escolar. Sendo assim, explicitaremos o conceito de afeto e sua importância na esfera pedagógica, com pressupostos na visão de Wallon, Vigotski, Freire e outros. Após, destacaremos a instituição na qual foi desenvolvida a pesquisa e a prática pedagógica, sua inserção dentro do espaço social e os sujeitos desse ambiente pedagógico, e como se configura esse processo na construção da criança para fins pedagógicos e as relações com a família, os professores, os diversos profissionais dessa instituição infantil.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph aims to present my experience during a work on a pedagogical childhood education environment. A pedagogical environment can be defined as the mediations between the students, teachers, school staff and residents that permeate this school space. As such, this space leads to the comprehension and reflection of the affective and cognitive behavior of students, the conduct of the educator as a disciplinarian and mediator of education, and the space itself in which develops this mediation thus enhancing the learning process and the interactions between the subjects of this environment. Moreover, this work aims to comprehend this pedagogical environment in the light of affectivity and cognition, because the act of educating can not be seen only as a transfer of information and knowledge. On the contrary this, the act of caring and educating is only done with affection and that it is completed with confidence, so that human development not only happens related to cognitive aspects, but also within an affective prism, which will encompass cognition. The report presented herein is structured according to the concept and methods of "observation" and dialectic of this school environment. Thus, we will explain the concept of affection and its importance in the pedagogical sphere, according to Wallon, Vigotski, Freire and other authors. Afterwards, we will focus on the experience of the author and highlight numerous aspects of the institution in which this work was developed, such as: its insertion within the social space, the subjects of this pedagogical environment, how this process fits into the construction of the child for pedagogical purposes, and their relations with the family, the teachers and the various professionals of this children's institution.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16032
Appears in Collections:SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO ROBERTO PIRES.pdf796.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons