A MULTI-IDADE COMO FORMA DE REPENSAR O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação infantil
Multi-idade
Educação infantil
Currículo escolar
Multi-idade na educação infantil
Curriculum
Children’s education
Multi-age
Rosa, Raysa Nunes Ferreira | Posted on:
2019
Abstract
Este trabalho monográfico trata-se de um relato de experiência sobre a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida na creche UFF, localizada na Universidade Federal Fluminense desde 2015. A instituição atende cerca de 60 crianças de três a cinco anos e onze meses, tendo como objetivo principal buscar novas formas de pensar, organizar e construir o currículo na educação infantil, por meio da proposta da multi-idade (MATA, 2015). A potencialidade do trabalho com crianças de diferentes idades permite a reflexão crítica sobre lógicas lineares e homogêneas do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. Para elaboração das reflexões sobre a multi-idade, currículo e desenvolvimento infantil, tomaram-se como referencial teórico Adriana Santos da Mata, Paulo Freire e Vigotski. As experiências e os relatos apresentados neste trabalho apropriam-se de princípios da pesquisa qualitativa, com viés etnográfico por meio de aproximações e interações entre a universidade e a escola pública através de projetos como o projeto de extensão e programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
CurrículoEducação infantil
Multi-idade
Educação infantil
Currículo escolar
Multi-idade na educação infantil
Curriculum
Children’s education
Multi-age
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: