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Title: A multi-idade como forma de repensar o currículo na educação infantil
Authors: Rosa, Raysa Nunes Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Pérez, Carmen Lúcia Vidal
metadata.dc.contributor.members: Martins, André Antunes
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho monográfico trata-se de um relato de experiência sobre a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida na Creche UFF, localizada na Universidade Federal Fluminense desde 2015. A instituição atende cerca de 60 crianças de três a cinco anos e onze meses, tendo como objetivo principal buscar novas formas de pensar, organizar e construir o currículo na Educação Infantil, por meio da proposta da multi-idade (MATA, 2015). A potencialidade do trabalho com crianças de diferentes idades permite a reflexão crítica sobre lógicas lineares e homogêneas do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. Para elaboração das reflexões sobre a multi-idade, currículo e desenvolvimento infantil, tomaram-se como referencial teórico Adriana Santos da Mata, Paulo Freire e Vigotski. As experiências e os relatos apresentados neste trabalho apropriam-se de princípios da pesquisa qualitativa, com viés etnográfico por meio de aproximações e interações entre a universidade e a escola pública através de projetos como o Projeto de Extensão e programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
metadata.dc.description.abstractother: This thesis discusses the reporto f experience concerning the pedagogical proposal, whích has been under development in the UFF Nursery School, located in the Universidade Federal Fluminense, since 2015. The institution provides for arourd 60 children, between the ages of three and five years and elever morths, its main objective being to find new ways of thinking about, organizing and building the curriculum for children’s education, by mears of the proposal of multi-age (MATA,2015). The potentiality of the work with children of diferente ages, allows for a critical reflection on the linear and homogeneous logic of the development and learning of children. In order to make observations concerning multi-age, curriculum and the development of children, as a theoretical background, Adriana Santos da Mata, Paulo Freire and Vigotski were referred to. The experiences and reports presented in this work are based on the principles of qualitative research, with na ethnographic focus, by means of the contact and intectíon betweer the extension project, and programs like PIBID (Institutional Program of Scholarships for Beginner Teachers).
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16033
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