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Title: Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
Authors: Príncipe, Larissa Brito dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor: Henriques, Eda Maria de Oliveira
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma instituição educacional da rede privada. Nesse sentido, a inserção nessa temática efetuou-se a partir das minhas experiências como aluna e por memórias das vivências escolares, acadêmicas e profissionais de três sujeitos da pesquisa. Assim, o uso de estudos bibliográficos e entrevistas realizadas com uma orientadora educacional, uma professora do 5º e outra de 6º ano, proporcionaram um olhar mais ampla sobre a articulação entre a escola, os alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos de Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002), dentre outros, foram significativos na iniciativa de buscar um olhar mais sensível para como acontece a passagem do Fundamental I para o Fundamental II. Através da leitura das entrevistas obtidas a partir da linha de pesquisa narrativa auto(biográfica) pôde-se reviver, elaborar e encontrar novos horizontes, além de discutir as atuais problemáticas para os docentes, tanto na relação professor-aluno como também na parceria com a família dos estudantes. Em suma, nesse processo de pesquisa, descobriu-se que muitas das questões identificadas pelos sujeitos entrevistados no que diz respeito a passagem do 5º para o 6º ano são aspectos que se referem à problemas externos à escola.
metadata.dc.description.abstractother: This research study presents a reflection on how the transition from the 5th year to the 6th year of “Ensino Fundamental” happen, as well as how the organizational and institutional structures work during this transition in private schools. Delving into the subject matter was based on my personal experience as a student and on the memories from school, academic and professional lives of 3 people in this research. This way, the use of bibliographic studies and interviews with a 5th grade teacher, a 6th grade teacher and a student advisor showed a broader look over the articulation among students, teachers and the school in the teaching-learning process. The studies of Lev Vygotsky (1991;1998), Martha Kohl (1999), Inês Bragança (2008), Beatriz Gutierra (2002) and others were significant in the effort to seek a more sensitive look at how the transition from “Ensino Fundamental I” to “Ensino Fundamental II” happen. Through the reading of interviews obtained from the self biographical narrative line of research, it was possible to revive, elaborate and find new horizons, besides discussing the current problems for teachers, both in the teacher-student relationship and also in the partnership with the students’ families. In short, in this research it was found that many of the issues identified by the interviewees are aspects related to out-of-school problems.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16036
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