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Title: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no Brasil: a promoção da avaliação na perspectiva de mercado para jovens e adultos da classe trabalhadora
Authors: Aires, Thaís da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Ventura, Jaqueline Pereira
metadata.dc.contributor.advisorco: Sepúlveda, José Antônio Miranda
metadata.dc.contributor.members: Ventura, Jaqueline Pereira
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Busca compreender a atuação, o alcance e o sentido político desse exame nacional no atual cenário da educação, em especial, da EJA. Para isso, o primeiro capítulo aborda o contexto de capitalismo na atual conjuntura neoliberal e a difusão da noção de competências e seus impactos na educação básica brasileira para refletir sobre as bases políticas e teóricas que sustentam o ENCCEJA. Posteriormente, o segundo capítulo, trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dando ênfase que após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDBEN (Lei nº. 9.394/96), a Educação de Jovens e Adultos é definida como uma modalidade da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, como direito a escolarização. A partir daí entre avanços e retrocessos essa modalidade foi se constituindo com políticas marcadas por programas nos governos de Fernando Henrique, Lula da Silva e Dilma Rousseff. Por fim, o terceiro capítulo, analisa o ENCCEJA, buscando compreender seus objetivos, seu alcance, sua estrutura e, principalmente, sua funcionalidade no contexto atual. Conclui-se que esse exame nacional é funcional à lógica de certificação da população sem garantia de acesso, como política universal, a escolarização. A pesquisa para elaboração desse estudo deu-se por meio de estudo bibliográfico e documental.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to analyze the National Exam for Certification of Skills of Young and Adult (ENCCEJA). It seeks to understand the performance, scope and political meaning of this national examination in the current scenario of education, especially the EJA. For this, the first chapter addresses the context of neoliberal capitalism and the dissemination of the notion of competencies and its impacts on Brazilian basic education to reflect on the political and theoretical bases that support ENCCEJA. Subsequently, the second chapter deals with the Education of Young people and adults (EJA) emphasizing that after the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBEN (Law No. 9,394/96), The Education of Young and Adult is defined as a modality of Basic Education, at the fundamental and middle levels, as the right to schooling. From there between advances and setbacks this modality was constituted with policies marked by programs in the governments of Fernando Henrique, Lula da Silva and Dilma Rousseff. Finally, the third chapter analyzes ENCCEJA, seeking to understand its objectives, its reach, its structure and, mainly, its functionality in the current context. It is concluded that this national examination is functional to the logic of certification of the population without guarantee of access, as a universal policy, schooling. The research for the elaboration for this study was carried out through a bibliographic and documentary study.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16037
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