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Title: Corpos femininas e narrativas: cotidianidade e (re) existências nas produções audiovisuais do Coletivo Mulheres de Pedra de Guaratiba
Authors: Rego, Raquel Terto
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Denise Tavares da
metadata.dc.contributor.members: Felix, Carla Baiense
Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Issue Date: 2020
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o protagonismo, a poética e a construção narrativa dos vídeos ÊLEKO (2015), QUIJAUA (2016), Fé Menina (2017) e Mar de Elas (2018), obras produzidas pelo coletivo Mulheres de Pedra de Guaratiba, localizado na região oeste da cidade do Rio de Janeiro. Interessa à pesquisa as discussões estéticas e o diálogo que estas obras estabelecem com a história e memória da identidade e cultura negra, situando-as no contexto do percurso dos coletivos que se formam como projetos de luta e resistência no país. Foca-se, particularmente, os processos de identidade e construção de um grupo essencialmente feminino que se mobiliza pela reivindicação de um protagonismo feminino negro. Tais metas implicam, para nós, em um percurso metodológico que inclui, além da análise audiovisual, abordar a dimensão cultural, de raça e de gênero revisados pelo campo teórico e metodológico do paradigma dos novos movimentos sociais à luz de uma bibliografia norte-americana e brasileira de e sobre o feminismo negro. Justifica-se o caminho escolhido em função da hipótese de que o processo criativo do Mulheres de Pedra é modulado pela perspectiva da resistência cotidiana - território problematizado especialmente por Heller (1985) -, e por uma atuação “em” Coletivo (que assumimos justa e potente), contrária à lógica estrutural racista e, portanto, de autoafirmação enquanto mulheres negras.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this work is to analyze the protagonism, poetics and narrative construction of the videos ELEKÔ (2015), QUIJAUA (2016), Fé Menina (2017) and Mar de Elas (2018), works produced by Mulheres de Pedra de Guaratiba collective, based in western Rio de Janeiro city. The aesthetic discussions and dialogue that these works establish with black identity and culture’s history and memory are of interest to the research, contextualizing them in the course of collectives that are built as projects of struggle and resistance in the country. It focuses, particularly, in the processes of identity and construction of an essentially feminine group mobilized by the claim of a black feminine protagonism. These goals imply, for us, in a methodological path that includes, in addition to audiovisual analysis, addressing the gender, race and cultural dimension reviewed by the theoretical and methodological field of the new social movement’s paradigm in the light of a North American and Brazilian bibliography about black feminism. The reason for having chosen this path is the hypothesis that the creative process of Mulheres de Pedra is modulated by the perspective of daily resistance, a territory investigated especially by Heller (1985) and by a procedure in Collective (which we take on to be just and potent), contrary to the racist structural logic and, therefore, of self- affirmation as black women.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16047
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