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Title: Os efeitos dos vieses cognitivos utilizados em propagandas sobre o comportamento do consumidor jovem: estudo de caso para Cabo Frio-RJ
Authors: Pepe, Julia Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Moreira, Roni Barbosa
metadata.dc.contributor.members: Moreira, Roni Barbosa
Bastos, Patrícia de Melo Abrita
Sales, Marcus Vinícius da Silva
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: PEPE, Julia Soares. Os efeitos dos vieses cognitivos utilizados em propagandas sobre o comportamento do consumidor jovem: estudo de caso para Cabo Frio - RJ. 2019. 61 f. Trabalho Final de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo estudar como o comportamento do consumidor jovem é afetado pelos vieses cognitivos presentes em propagandas comerciais do setor de alimentos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário divido em duas partes, parte I (perfil dos jovens) e parte II (teste dos vieses cognitivos: anchoring, decoy effect, aversão à perda e framing), aplicado para 118 jovens do município de Cabo Frio-RJ. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Teoria Microeconômica e o comportamento do consumidor, Economia Comportamental, Teoria do Prospecto, Decoy Effect, Anchoring e Framing. A análise de dados foi realizada através das informações obtidas com o questionário. Os resultados obtidos no estudo possibilitaram comprovar que os vieses cognitivos utilizados em propagandas do setor de alimentos podem afetar o comportamento dos consumidores jovens de Cabo Frio-RJ, fazendo com que eles tomem decisões não racionais de consumo.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to study how young consumer behavior is affected by various cognitive biases present in commercial advertisements in the food sector. As for the methodology, it is an exploratory research, of quali-quantitative nature. Data collection was performed through a questionnaire divided into two parts, part I (youth profile) and part II (cognitive biases test: anchoring, decoy effect, loss aversion and framing), applied to 118 young people from the city of Cabo Frio-RJ. The theoretical framework was addressed by the following topics: Microeconomic Theory and Consumer Behavior, Behavioral Economics, Prospect Theory, Decoy Effect, Anchoring and Framing. Data analysis was performed using information included in the questionnaire. The results obtained in the study made it possible to prove that the cognitive biases used in food sector advertisements can affect the behavior of young consumers in Cabo Frio-RJ, making them make non-rational consumption decisions.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16112
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