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Title: Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
Authors: Reis, Ana Luísa Mariquito
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Fernando Morais da
metadata.dc.contributor.advisorco: Costa, Joice Scavone
metadata.dc.contributor.members: Machado, Eliany Salvatierra
Flores, Virginia Osório
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: REIS, Ana Luísa Mariquito. Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.
Abstract: O objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do Cinema-Educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de CinemaEducação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de som.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this monograph is to investigate possible connections between the creation of sound design for films and pedagogical practices on the field of Cinema-Educação. To achieve this, we rely on the anthropological concept of perception of the environment presented by Tim Ingold (2015) to walk among the concepts of soundscape by Murray Schafer (2001), sound scenography by Virginia Flôres (2013) and sound territory of Giuliano Obici (2006) in order to seek modes of cinematographic production that treat sound in a less representative way. We propose some concepts and methodologies in the field of CinemaEducação, mainly the pedagogy of apparatus, as a possible way of influencing the forms of listening that can propel the construction of film listening. Throughout the work, we bring reports of experiences in educational practices, as well as interviews with sound professionals, with the aim of establishing parallels between the audiovisual educator and the sound designer
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118
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