GMI - Curso de Licenciatura Plena em Matemática - Santo Antônio de Pádua
O Curso de Licenciatura Plena em Matemática-Interiorização foi criado em 1984, pela Resolução nº 141/84 de 26/12/84 do Conselho Universitário e reconhecido através da Portaria nº 1902, de 18/10/91, do Conselho Federal de Educação (CFE). Funciona no município de Santo Antônio de Pádua e se constitui como a primeira experiência da Universidade Federal Fluminense em interiorizar um curso de licenciatura. </br > Objetivos O curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo principal a formação do futuro professor/pesquisador em Matemática, preparando-o para: Exercer atividade de magistério nos níveis Fundamental (segundo segmento) e Médio. Exercer atividades de pesquisa e desenvolver projetos que envolvam a utilização do conhecimento matemático, através de uma sólida base nos diferentes ramos da Matemática. Desenvolver a capacidade de analisar as atividades desenvolvidas nas instituições onde esteja atuando, buscando soluções para os problemas identificados, a partir da utilização de métodos de investigação científica. </br > Perfil do Profissional Espera-se formar um educador que tenha: Visão abrangente do papel social da Matemática; Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases de sua evolução; Percepção das relações entre a Matemática e as outras ciências e a vida; Compreensão do processo de construção do conhecimento matemático; Compromisso com a sua formação profissional e desejo em participar de programas de formação continuada. </br > Área de Atuação O profissional formado pelo curso de graduação em Matemática-Licenciatura poderá atuar como professor de Matemática no Ensino Fundamental(segundo segmento) e Médio, além de ser um educador que poderá se dedicar à pesquisa no campo Matemática. </br > Fonte: http://infes.sites.uff.br/licenciatura-em-matematica/
Collections in this community
Recent Submissions
-
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
| Posted on: 2016O presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa ... -
Avaliação de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio no período de 2009 a 2015
| Posted on: 2016O presente trabalho tem por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e ... -
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática - a música como ferramenta de ensino
| Posted on: 2022O objetivo do presente trabalho é analisar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, destacando a música como ferramenta de ensino e apontando os benefícios que sua aplicação trouxe para o aprendizado ... -
A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem: contribuições e desafios à prática pedagógica
| Posted on: 2022Esta pesquisa cujo tema central é a História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, busca analisar como se dá a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem de Matemática ... -
O software scratch e o ensino e aprendizagem da educação financeira
| Posted on: 2021O presente estudo possui o objetivo de apresentar uma proposta lúdica, utilizando jogos educativos desenvolvidos no decorrer do trabalho, com o software Scratch, com o intuito de colaborar com o ensino e aprendizado da ...