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https://app.uff.br/riuff/handle/1/16135
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gama, Antonio Lopes | - |
dc.contributor.author | Cardoso, João Paulo Coutinho | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-27T16:38:48Z | - |
dc.date.available | 2020-11-27T16:38:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, João Paulo Coutinho. Análise de rigidez torcional de um chassis de formula SAE. 2019. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16135 | - |
dc.description.abstract | A importância da rigidez de um chassis está diretamente relacionada a capacidade do veículo de conseguir suportar os diversos esforços, sejam eles estáticos (oriundos de componentes fixados a estrutura) ou dinâmicos (resultado das perturbações decorrentes do trajeto percorrido). Além disso, a rigidez influencia a performance do veículo, visto que um veículo mais rígido, e dentro das condições estabelecidas em projeto, tem um comportamento mais previsível e confiável. O presente trabalho apresenta a análise computacional e experimental da rigidez torcional de um chassis de Formula SAE fabricado no ano de 2016, e também a análise computacional dos modos de vibração. Serão abordadas as principais características que influenciam a rigidez torcional de uma estrutura. Além disso, possíveis fontes de erro são discutidas, para que novas propostas de fabricação e modelagem sejam adotadas no futuro, visando reduzir as discrepâncias encontradas nos resultados. Ao final do trabalho, a partir da teoria de melhora da rigidez construída, diferentes modelos de chassis são propostos e analisados. Seus resultados são comparados com o modelo atual, para que seja proposto um novo modelo de chassis para o desenvolvimento da equipe. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Engenharia Mecânica (tgm.tce@id.uff.br) on 2020-11-25T08:32:22Z No. of bitstreams: 1 PROJETO FINAL JOAO PAULO COUTINHO CARDOSO - Joao Paulo Coutinho Cardoso.pdf: 4290707 bytes, checksum: 68ce7635f225d915547fa3e8b504193c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee.sdc@id.uff.br) on 2020-11-27T16:38:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PROJETO FINAL JOAO PAULO COUTINHO CARDOSO - Joao Paulo Coutinho Cardoso.pdf: 4290707 bytes, checksum: 68ce7635f225d915547fa3e8b504193c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-27T16:38:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROJETO FINAL JOAO PAULO COUTINHO CARDOSO - Joao Paulo Coutinho Cardoso.pdf: 4290707 bytes, checksum: 68ce7635f225d915547fa3e8b504193c (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.title | Análise de rigidez torcional de um chassis de formula SAE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rigidez torcional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formula SAE | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chassis | pt_BR |
dc.contributor.members | Bernadá, Gabriel Mario Guerra | - |
dc.contributor.members | Pedroza, Bruno Campos | - |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
dc.subject.descriptor | Análise estrutural (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.descriptor | Análise de elemento finito | pt_BR |
dc.subject.descriptor | Veículo automotivo | pt_BR |
dc.subject.keywordother | Torsional stiffness | pt_BR |
dc.subject.keywordother | Formula SAE | pt_BR |
dc.subject.keywordother | Chassis | pt_BR |
dc.description.abstractother | The importance of the chassis torsional stiffness is directly related to the vehicle capacity of support different forces, static (coming from components fixed on the structure) or dynamic (result of the disturbances that come from the path). Also, the stiffness influences the vehicle performance, since a stiffer car, within project established conditions, has a more predictable and reliable behavior. This work presents the computational and experimental analysis of the torsional stiffness as well as the computational analysis of the vibration modes of a 2016 Formula SAE chassis. The principal characteristics that influence the torsional stiffness will be addressed, as well as the method which the computational and experimental analysis was performed. Also, possible error sources are discussed in order to propose new fabrication and modeling methods in the future to reduce the uncertainties obtained on the results. At the end of the work, applying the theory to obtain better stiffness results, different chassis models are proposed and analyzed. The results are compared with the actual model, so a new chassis model can be proposed for the team development. | pt_BR |
dc.identifier.vinculation | Aluno de Graduação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.date | 2019-12-09 | - |
dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
dc.degree.curso | Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.department | Niterói | pt_BR |
Appears in Collections: | TGM - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói |
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