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Title: Amores interessantes: processo, forma e afeto no cinema de Hong Sang-soo
Authors: Medeiros, Vitor Gurgel de
metadata.dc.contributor.advisor: Baltar, Mariana
metadata.dc.contributor.members: Costa, Fernando Morais
Lopes, Denilson
Issue Date: 2018
Citation: MEDEIROS, Vitor Gurgel de. Amores interessantes: processo, forma e afeto no cinema de Hong Sang-soo. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Esta dissertação se propõe a verificar como a obra do cineasta Hong Sang-soo retoma gestos identificáveis em diversos momentos da história do cinema, atualizando-os a partir do contexto específico da indústria de entretenimento sul-coreana e consolidando-se no circuito "de arte" do cinema contemporâneo mundial. A perspectiva trabalhada é a de que o realizador em questão logrou sistematizar um processo de produção bastante rígido e, paradoxalmente, com ênfase em fatores contingenciais, atrelado a uma forma fílmica singular que, por sua vez, convoca o espectador a uma experiência marcada pelo afeto "interessante". Nossa análise é direcionada a três aspectos dessa forma fílmica: a serialidade como elemento estrutural; a teatralidade da encenação; e o tensionamento de convenções das comédias romântica
metadata.dc.description.abstractother: This research proposes to verify how the work of filmmaker Hong Sang-soo retakes identifiable gestures from various moments in the history of cinema, updating them from the specific context of the South Korean entertainment industry and consolidates itself in the worldwide arthouse circuit of contemporary cinema. The perspective worked here is that the director in question managed to systematize a rather rigid production process with, paradoxically, an emphasis on contingency factors, linked to a singular film form that, therefore, invites the viewer to an experience marked by the "interesting" affection. Our analysis is focused on three aspects of this film form: seriality as a structural element; the theatricality of staging; and the tensioning of romantic comedy conventions.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16153
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