Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186
Title: Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
Authors: Belo, Pollyane
metadata.dc.contributor.advisor: Castellano, Mayka
metadata.dc.contributor.members: Resende, Fernando
Enne, Ana Lucia
Ribeiro, Ana Paula Alves
Issue Date: 2019
Abstract: Esta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações - Niterói



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons