OFICINA DE CERÂMICA DO IBC ESPAÇO PARA A ARTE – ESPAÇO PARA A VIDA
Deficiência visual
Hegemonia da visão
Instituto Benjamin Constant
Oficina de cerâmica
Educação do cego
Cegueira
Instituto Benjamin Constant
Aesthetic education
Visual Impairments
Vision hegemony
Benjamin Constant Institute
Pottery studio
Bernardinello, Luciana | Posted on:
2019
Abstract
O presente estudo desenvolveu-se no âmbito da Oficina de Cerâmica do Instituto Benjamin
Constant. Atuando na particularidade da educação especial e na especificidade do ensino de
artes visuais para a pessoa cega, pessoa com baixa visão e pessoa surdocega encontramo-nos
ante as problemáticas que envolvem o caráter geral de uma educação estética dos sentidos.
Deparamo-nos, do mesmo modo, frente às questões que norteiam essa modalidade de
educação, encerrada no caráter geral da educação brasileira, bem como, da sociabilidade
capitalista em suas múltiplas determinações históricas. Partindo desta composição, as
investigações e análises aqui propostas intencionaram elaborar uma taxonomia da educação
estética para as pessoas cegas, pessoas com baixa visão e pessoas sudocegas, considerando-se
os aspectos teoréticos e fenomenológicos da experiência artística dos educandos da Oficina de
Cerâmica do Instituto Benjamin Constant. Tal intento explorou seus pressupostos teóricos nas
assertivas do ser social enquanto um sujeito historicamente constituído (MARX; ENGELS
2007), examinando o sentido ontológico de sua atividade (LUKÁCS, 2013), juntamente com
uma perspectiva histórico-cultural do psiquismo humano (VIGOTSKI, 1997), que encontra
nos aspectos particulares da educação as possibilidades de humanização dos sentidos
(MARX, 2015). Aspectos teóricos esses, devidamente consubstanciados pelas análises das
poéticas visuais dos artefatos artísticos produzidos pelos educandos da Oficina e, não por
menos, dos processos de fazer e fruir que norteiam essa produção. Doravante, nossas
pesquisas, conscientes de que evocam sentidos que se circunscrevem sob o modo de produção
capitalista, optaram por seguir na direção apontada por Marx e Engels (2007), em que
importa, para além de compreender o mundo, transformá-lo. Assim, nosso método de
investigação e exposição assentou-se em um estudo etnográfico fundamentado na práxis, pois,
empenhou-se em perscrutar nas contradições que permeiam o objeto de pesquisa as
possibilidades de avançar do concreto caótico ao concreto pensado, passando pelas abstrações
teóricas (KOSÍK, 1969), que tencionam incidir sobre a essência que subjaz o fenômeno da
educação estética, assim como, da educação dos sentidos para pessoas cegas, pessoas com
baixa visão e pessoas surdocegas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
BERNARDINELLO, Luciana. Oficina de cerâmica do IBC Espaço para a arte – Espaço para a vida. 2019. 369 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Educação estéticaDeficiência visual
Hegemonia da visão
Instituto Benjamin Constant
Oficina de cerâmica
Educação do cego
Cegueira
Instituto Benjamin Constant
Aesthetic education
Visual Impairments
Vision hegemony
Benjamin Constant Institute
Pottery studio
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: