MEMÓRIA DE UMA ESCOLA DE TRABALHADORES QUE FIZERAM HISTÓRIA : ESTUDOS SOBRE O CADTS - CENTRO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO TÉCNICO SOCIAL (1984-2008)
Escola de trabalhadores
Educação popular
EJA
Escola
Trabalho
Educação popular
Educação de adultos
CADTS
School of workers
Popular education
Youth and Adult Education
Baptista, Anderson José Lisboa | Posted on:
2018
Abstract
Entre os anos de 1984 e 2008 funcionou no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (CADTS). Trata-se de uma escola com origem no interior de uma fábrica no Rio de Janeiro, na qual trabalhadores assumiram a responsabilidade e o protagonismo de suas próprias formações. A pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as relações entre educação, trabalho, política, sentidos e possibilidades para sujeitos jovens e adultos do tempo presente, tomando como campo de análise a educação popular através da experiência do CADTS. As perguntas que nortearam a construção do trabalho foram: Que elementos podemos extrair da relação entre a proposta de uma formação crítica e emancipatória oriunda da educação popular e de uma crítica sobre o papel do trabalho na sociedade contemporânea? Quais os princípios e elementos que fundamentam as propostas de formação de uma escola de trabalhadores? Qual a efetividade prática na experiência de sujeitos que por lá passaram? Sendo uma pesquisa qualitativa, dados foram produzidos a partir de análise de documentos de fontes primárias e secundárias e entrevistas com monitores, alunos e membros da equipe de trabalho da escola. Por ser ainda pouco conhecida, foi dedicada uma parte da pesquisa ao resgate histórico da experiência, a qual ocorreu em paralelo aos rumos da educação profissional do país, sempre se adequando aos desafios sociais e conjunturais que se apresentavam, mas sem perder sua identidade e compromisso com outro modelo de sociedade. Além do resgate histórico foi realizada uma análise da experiência em si, considerando memórias de sujeitos que passaram pela escola e relatos obtidos nos documentos. Com uma lógica de gestão democrática, pautada na horizontalidade e solidariedade das relações, o CADTS construiu uma experiência de educação cuja efetividade está na integralidade da relação educação, trabalho e política
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
BAPTISTA, Anderson José Lisboa. 2018. 289 f. Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história: estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
CADTSEscola de trabalhadores
Educação popular
EJA
Escola
Trabalho
Educação popular
Educação de adultos
CADTS
School of workers
Popular education
Youth and Adult Education
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: