Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16222
Title: Negras empreendedoras: uma análise do perfil desenhado e veiculado pela coluna black girl magic, do site da Marie Claire
Authors: Monteiro, Teresa Cristina Roza Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Deolindo, Jacqueline da Silva
metadata.dc.contributor.members: Deolindo, Jacqueline da Silva
Lemos, Carlos Eugênio Soares de
Paiva, Andréa Lucia da Silva de
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MONTEIRO, Teresa Cristina Roza Pereira. Negras empreendedoras: uma análise do perfil desenhado e veiculado pela coluna Black Girl Magic, do site da Marie Claire. 2019. 74 f. Trabalho Final de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019.
Abstract: Este artigo apresenta uma pesquisa feita a partir das publicações da seção de entrevistas “Negras Empreendedoras”, da coluna Black Girl Magic, assinada por Stephanie Ribeiro na revista Marie Claire on-line. O objetivo foi verificar os elementos recorrentes no conteúdo resultante da abordagem que a colunista faz a mulheres empreendedoras negras por ela selecionadas para as entrevistas. O método utilizado foi à pesquisa exploratória descritiva e a análise foi aplicada a 14 entrevistas, que trazem discussões sobre origem social das entrevistas, preconceitos por elas sofridos, superações, luta por independência e autonomia, dentre outros assuntos que permitem compreender o perfil da mulher criativa e vencedora desenhado pela publicação. A discussão de fundo é o papel das revistas femininas e das intelectuais negras feministas na formação da opinião pública.
metadata.dc.description.abstractother: This article presents a research made from the publications of the “Negras Empreendedoras” interview section, of the Black Girl Magic column, signed by Stephanie Ribeiro in the Marie Claire online magazine. The objective was to verify the recurring elements in the content resulting from the columnist's approach to black entrepreneurial women selected by her for the interviews. The method used was exploratory descriptive research and the analysis was applied to 14 interviews, which bring discussions about the social origin of the interviews, prejudices they suffer, overcoming, struggle for independence and autonomy, among other issues that allow understanding the profile of the creative woman and winner designed by the publication. The background discussion is the role of women's magazines and black feminist intellectuals in shaping public opinion.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16222
Appears in Collections:CGS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC CIÊNCIAS SOCIAIS 2019 UFF CAMPOS TERESA.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons