Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16229
Title: As mídias sociais audiovisuais breves: estratégias e conteúdos em vídeos de até quinze segundos
Authors: Vasconcellos, Renato
metadata.dc.contributor.advisor: Holzbach, Ariane
metadata.dc.contributor.members: Albuquerque, Afonso de
Tietzmann, Roberto
Issue Date: 2019
Citation: VASCONCELLOS, Renato Resende. As mídias sociais audiovisuais breves: estratégias e conteúdos em vídeos de até quinze segundos. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, 2019.
Abstract: Com o grande volume de produção e recepção vídeo pelas atuais tecnologias móveis, verificase o crescimento de produtos culturais audiovisuais que são marcadamente breves. Este trabalho tem como objetivo ressaltar as implicações teóricas e práticas do uso destas imagens através da análise de formatos audiovisuais de até quinze segundos distribuídos pelas redes sociais digitais com ênfase no Instagram stories. A curta duração de imagens torna-se importante para os estudos comunicacionais na medida em que evidencia mudanças nos padrões de ver, pensar e produzir imagens que tornam seus produtos desejáveis no processo comunicacional cotidiano intermediado por dispositivos móveis. Nesse sentido, consegue-se, entre outros fenômenos, captar parte do processo de reconfiguração do audiovisual a partir da popularização de novos espaços de produção na internet e entender parte das características que pautam a espectatorialidade contemporânea.
metadata.dc.description.abstractother: With the great volume of production and video reception by the current mobile technologies, there is a growth of short audiovisual cultural products. This work aims to highlight the theoretical and practical implications of using these images through the analysis of audiovisual formats of up to 15 seconds distributed by digital social networks with emphasis on Instagram stories. The brief duration of images becomes important for the field of communication studies because it shows changes in the patterns of seeing, thinking and producing images that make these short media desirable in the daily communication process mediated by mobile devices. In this sense, it is possible to capture part of the process of reconfiguration of the audiovisual from the popularization of new production spaces in the internet and to understand part of the characteristics that guide contemporary espectatoriality.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16229
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Renato Final.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons