A PRIMAVERA SECUNDARISTA E O UNIVERSO DA CIBERCULTURA: ANÁLISES A PARTIR DO PENSAMENTO GRAMSCIANO
Primavera secundarista
Cibercultura
Redes sociais
Movimentos sociais
Gramsci, Antônio, 1891-1937
Cibercultura
Antonio Gramsci
Primavera secundarista
Cyberculture
Social networks
Social movement
Santos, Roberta Kerr dos | Posted on:
2020
Abstract
A presente pesquisa investigou a relação das reflexões contidas nos escritos
carcerários do pensador italiano Antonio Gramsci com a práxis política da Primavera
Secundarista via self media nos registros em circulação nas mídias sociais virtuais.
Na atualidade, com o aumento de usuários conectados nas malhas da internet – no
Brasil são 102 milhões de internautas (53% da população) –, urge refletir sobre a
perspectiva multimidiática do movimento social de ocupação de escolas
concernente à viralização de textos orais, escritos e/ou imagéticos com conteúdos
que possam representar uma hegemonia do povo e colaborar para um
posicionamento a favor da construção de um Estado democrático popular. No ano
de 2016, logo após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, do Partido dos
Trabalhadores (PT), o Brasil passou por um turbilhão de drásticas mudanças
políticas pós-golpe. Dentre essas mudanças, três iniciativas legislativas do governo
do presidente Michel Temer causaram grande preocupação por conta de seu
impacto social para a educação no país, sendo elas a Proposta de Emenda
Constitucional 241-55/2016 – conhecida como PEC do Teto de Gastos Públicos –,
a Reforma do Ensino Médio e o Projeto Escola Sem Partido. O universo da
cibercultura, baseado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é
considerado por muitos estudiosos um espaço democrático de múltiplas vozes, que
pode ser um recurso político-pedagógico oportuno para a luta de classes. Assim,
algumas das indagações que compõem a tessitura desta tese são: Como viralizar
os ideais contra a hegemonia da classe dominante e conscientizar a classe
oprimida? Qual o potencial da self media, enquanto produções da cibercultura, para
a constituição de uma vontade coletiva e consequente propagação de
reivindicações populares? Nos discursos dos registros da Primavera Secundarista,
enquanto movimento social em rede, comparecem ideologias que revelam a paixão
política e o interesse na conquista de um Estado democrático-popular? Refletindo
sobre os algoritmos e os sistemas de pesquisas na internet, a partir do provedor
líder de mecanismo on-line de buscas, o Google, a metodologia para o mapeamento
do corpus se baseia na localização de composições narrativas realizadas pelos
próprios alunos. Desse modo, foram selecionados quatro documentários que
utilizaram imagens e vídeos publicados no Twitter, Facebook, YouTube e blogues à
época do movimento. Para a perspectiva teórica, são considerados essenciais os
pensamentos de Gramsci, já que suas palavras fundamentam inúmeros conceitos
utilizados nesta investigação e, principalmente, porque suas reflexões subsidiam
criticamente, e com o vigor necessário, as questões propostas
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Document type
TeseSource
SANTOS, Roberta Kerr dos. A primavera secundarista e o universo da cibercultura: análises a partir do pensamento gramsciano. 2020. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Antonio GramsciPrimavera secundarista
Cibercultura
Redes sociais
Movimentos sociais
Gramsci, Antônio, 1891-1937
Cibercultura
Antonio Gramsci
Primavera secundarista
Cyberculture
Social networks
Social movement
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