Browsing PEH - Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Niterói by Issue Date
Now showing items 1-14 of 14
-
Flashes de famílias: relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI)
| Posted on: 2016O trabalho consiste em parte escrita e material didático, em Power Point, sobre relações de gênero através do tema “família”, para ser utilizado por professores de história em suas aulas, como uma nova possibilidade de ... -
Educação patrimonial, história local e ensino de história: uma proposta para o trabalho docente
| Posted on: 2016Esse trabalho busca refletir as possibilidades e desafios da educação para além da sala de aula. Com este objetivo, selecionamos o patrimônio cultural da cidade de Cabo Frio, tangível e intangível, como cenário para essa ... -
Tecnologia, Inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades
| Posted on: 2016A dissertação explora os impactos do crescente uso da tecnologia na educação através de metodologias ativas que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem. Para isso, é feita uma análise ... -
Jogo urbano: história local no ensino de história
| Posted on: 2016Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a ... -
A história local e suas abordagens na sala de aula da rede municipal de educação de Nova Friburgo
| Posted on: 2016O presente trabalho foca no impacto das pesquisas sobre a formação histórica de Nova Friburgo, realizadas pelos historiadores vinculados à Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, no trabalho com o segundo segmento do ensino ... -
A história do índio Antônio Felipe (Poti) Camarão
| Posted on: 2016O trabalho se apresenta sob a forma de um produto, um livro dirigido ao público escolar e geral, cujo tema central é a análise da história do indígena Antônio Felipe Camarão. O objetivo central do trabalho é compartilhar ... -
Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola
| Posted on: 2016Analisar como os professores da Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, que atende alunos pertencentes a comunidade remanescente de quilombo de Sobara, incorporam aos debates curriculares a questão das ... -
Jogo urbano: história local no ensino de história
| Posted on: 2016Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização da história local como meio de facilitar a compreensão do conteúdo escolar de História. Foi escolhido como objeto de estudo para exemplificar a ... -
Maré de cidadania: uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré
| Posted on: 2016A presente pesquisa é resultado de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada com estudantes da turma 1902, concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2015, da Escola Municipal Nerval de Gouveia, em Ramos, ... -
A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
| Posted on: 2018Este trabalho propõe a utilização da “contação de histórias” como forma de apresentação dos temas de História Antiga para os alunos do 6° do ensino fundamental, trazendo a dimensão do lúdico para dentro da sala de aula. ... -
Trajetórias da luta negra pela educação: uma inspiração em Mundinha Araújo
| Posted on: 2018A aprovação da lei 10639/03 é de suma importância para a população negra, mas somente a existência desta legislação não é capaz de garantir uma educação de qualidade, inclusiva. É a forma como cada professor encara sua ... -
História oral e história do funk na escola
| Posted on: 2018O presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada no Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, nos anos de 2017 e 2018, com alunos das turmas de 7º ano e 9º ano do Ensino ... -
Contando histórias nas aulas de história: uma reflexão sobre memória e narrativa
| Posted on: 2018Este trabalho tem como objetivos discutir, a partir dos conceitos de memória e narrativa, os conteúdos referentes à escravidão e à realidade dos afrodescendentes no pós-abolição próprios do currículo, considerando o nono ... -
Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história
| Posted on: 2018O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de ...