PPGES - Mestrado - Santo Antônio de Pádua
Recent Submissions
-
Formação de educadores do campo: saberes e demandas indígenas nas IFES brasileiras
As Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC’s) têm como um dos seus objetivos contribuir para a formação de educadores engajados com as lutas dos povos do campo, entre estas, as lutas dos povos indígenas. Considerando ... -
O TREM E A VIDA! Notas de Fabulação em Bergson e Deleuze O direito à literatura como invenção de uma escola
Este estudo surgiu de uma paixão: a literatura; e também de um exercício epistemológico.E pretende pensar a literatura como um direito humano inegociável e o papel da escola como instituição (de)formadora, dependendo ... -
Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
O presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública ... -
Gestão escolar e seus impactos na educação inclusiva
A presente dissertação apresenta pistas sobre a gestão escolar em uma perspectiva não medicalizante, e seus desdobramentos no cotidiano escolar. As discussões que foram tecidas basearam-se em estudos sobre gestão escolar ... -
A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
Essa pesquisa investiga instrumentos de avaliação presentes em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Tombos/MG e a produção do espaço escolar, mediado pelo uso destes instrumentos. O objetivo ... -
Vida sexual e HPV: avaliação do nível de conhecimento de um grupo de estudantes da rede pública de ensino de Miracema (RJ) e a produção de um jogo didático para abordagem do tema
O início precoce da vida sexual, por vezes, vem acompanhado de comportamentos sexuais de risco, como por exemplo, o não de uso de preservativo nas relações sexuais e variedade de parceiros o que deixam os adolescentes ... -
Travessias e encontros: sobre a (de)formação docente
O presente trabalho teve como objeto de pesquisa um debate teórico crítico sobre a formação docente e as dificuldades existenciais de dar continuidade à formação; uma pesquisa de campo, em formato de rodas de conversa, ... -
Tecnologias gratuitas em prol da gestão escolar: da proposta de capacitação com o grupo de Educadores Google de Santo Antônio de Pádua aos desdobramentos e ampliações
Este projeto promove uma discussão sobre as contribuições das Novas Tecnologias, em especial gratuitas, para os gestores escolares nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Laje do Muriaé, sub-região Noroeste Fluminense, ... -
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão ... -
Transição da escola excludente
Objetivando a análise dos mecanismos pelos quais a educação e a escola promovem a expulsão de pessoas trans deste importante momento da vida de qualquer pessoa, demonstro através do estudo de documentação oficial do estado ... -
Surdez na perspectiva da inclusão em educação: dinâmica escolar no acolhimento dos/as estudantes
Esta dissertação reúne experiências, aprendizados, escutas e reflexões sobre a educação de pessoas surdas com o objetivo de perceber os desafios encontrados e estratégias utilizadas pelos docentes para incluir os estudantes ... -
Sistemática de pensamento de metodologia de pesquisa: proposta de um instrumento considerando a diversidade conceitual
Este trabalho apresenta uma alternativa para o aprendizado de conceitos de Metodologia de Pesquisa considerando posicionamento de diferentes autores agrupados em um local. Parte-se da dificuldade do entendimento de conceitos ... -
A Educação Ambiental e a essencialidade da água: uma proposta interdisciplinar de atividade com cartilha educativa
O planeta Terra vem sofrendo intensa degradação pela ação antrópica. Com o advento da crescente industrialização, da globalização, do aumento populacional e de uma exploração descontrolada e irresponsável dos bens naturais, ... -
Um olhar sobre o ensino de ciências para crianças em tempos de pandemia
Grandes impactos na dinâmica do trabalho educativo nas escolas que deram continuidade de forma não presencial às atividades pedagógicas foram ocasionados pelo isolamento social imposto no ano de 2020, em decorrência do ... -
Ilhas, rios, redes e muros: a saúde mental nas cartografias da convivência
A pretensão deste trabalho é discutir sobre os possíveis caminhos que podem colaborar na construção de um processo formativo na Rede de Atenção Psicossocial do Município de Santo Antônio de Pádua. A necessidade de um efetivo ... -
O ensino remoto na experiência familiar de estudantes do ensino fundamental II de uma escola municipal de Apiacá/ES
Em vista do atual cenário vivenciado mundialmente, a saber, a pandemia provocada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que acomete a doença conceituada como COVID-19, uma nova ordem foi estabelecida para a humanidade, ... -
O hipertexto multissemiótico como ferramenta na disciplina de língua portuguesa: um novo paradigma de ensino e aprendizagem
Na contemporaneidade, em uma sociedade marcada pelo uso crescente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), em que há uma acentuada troca de informações e grande conectividade, com a intenção de obter ... -
O ensino de ciências na educação infantil: a importância da constante formação do professor
Este trabalho tem como foco propor uma reflexão acerca da importância do ensino de Ciências na Educação Infantil, salientando também a importância da constante formação dos professores para o processo de aprendizagem dos ... -
A “sala temática” como proposta dialógica para o ensino de geografia: reflexões de um professor em tempos de pandemia
A presente dissertação é uma pesquisa realizada sobre a narrativa de experiência vivenciada em uma instituição de educação pública com alunos do ensino médio da educação básica. Trata-se de uma narrativa sobre a imersão ... -
O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes
A presente dissertação propõe uma investigação sobre o início da carreira docente de um grupo de nove professoras atuantes na Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada no interior do ...