Browsing PPGES - Dissertações - Santo Antônio de Pádua by Title
Now showing items 1-20 of 84
-
Abordagens educativas sobre o uso sustentável da água: contribuições da aprendizagem baseada em problemas com estudantes do ensino fundamental
A água é um dos bens naturais mais preciosos da humanidade e a sua necessidade para a sobrevivência humana, dos ecossistemas e a manutenção das diferentes formas de vida é algo indiscutível. Estamos vivenciando uma crise ... -
O adoecimento de professores das escolas estaduais de Santo Antônio de Pádua/RJ: uma análise a partir dos processos de precarização do trabalho
A presente dissertação consiste em tornar evidente o fenômeno do adoecimento dos professores e sua relação com as condições de trabalho, utilizando os pressupostos do materialismo histórico e dialético. O trabalho foi ... -
Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente
Esta pesquisa surge com o objetivo de pensar a formação docente, com ênfase na alfabetização da palavramundo dos sujeitos da educação, sendo tecida pela conversação da pesquisadora com sua a própria formação acontecendo ... -
Análise da implementação do PIBID Ciências Naturais pela Universidade Federal Fluminense no período de 2014 a 2015
| Posted on: 2018O presente trabalho trata do processo de formação de professores por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior ... -
Avaliação comparativa de metodologias didáticas
| Posted on: 2019Neste estudo, em primeiro plano, é proposta a concretização de uma avaliação comparativa de metodologias de ensino, tendo como objetivo a investigação acerca da capacidade das mesmas em gerar aprendizagem e desenvolvimento ... -
A Base Nacional Comum Curricular de matemática, cartografias: do processo de criação ao contexto de prática nos anos finais do ensino fundamental
A presente dissertação apresenta considerações acerca do processo de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental, documento homologado em dezembro de 2017. ... -
Botânica para além da sala de aula: o contexto local como recurso motivacional para o ensino
| Posted on: 2019O ensino de Botânica é, frequentemente, apontado como de difícil compreensão e significação, especialmente em razão do conjunto de termos, regras de nomenclatura e classificação, tão característicos dessa área do ... -
Cartografando a dislexia no contexto escolar da rede pública municipal: desconstruções de uma suposta doença junto à profissionais de saúde
| Posted on: 2019Esta dissertação aborda a medicalização da aprendizagem e a necessária desconstrução da dislexia como doença para investigar sobre a possibilidade de aproximação da temática junto à rede de atenção básica de um município ... -
Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
| Posted on: 2018Acompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo ... -
Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
| Posted on: 2018Acompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo ... -
Cartografia de processos formativos docentes para a educação inclusiva
| Posted on: 2017Este trabalho é uma cartografia de processos formativos docentes nas situações de inclusão junto aos estudantes com deficiência no ensino regular em uma escola pública municipal, mapeando os movimentos vividos no ambiente ... -
Cartografias de processos inclusivos: narrativas sobre o cotidiano da mediação escolar
| Posted on: 2017Esta produção percorre caminhos acerca de processos inclusivos. Caminhos sobre a inclusão escolar de crianças ditas com necessidades educacionais especiais, em especial aquelas diagnosticadas com autismo ou psicose. Esse ... -
Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
O presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública ... -
Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
| Posted on: 2019Trazemos o saber da experiência construído a partir do ofício de orientador educacional, cenas do cotidiano escolar foram situadas enquanto amálgamas das questões teóricas refletidas a partir de leituras e experiências. ... -
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão ... -
Conflitos entre as "duas culturas": humanas e exatas - no contexto escolar
Humanas e Exatas. Para algumas pessoas, a associação entre esses campos de conhecimento pode simplesmente parecer absurda pelo fato de desconhecerem o que existe de comum entre uma área exata, portanto rigorosa, objetiva, ... -
A conservação de energia: os recursos didáticos, aprendizagem significativa e o pensamento complexo
Os recursos didáticos são ferramentas utilizadas como elo entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis aos professores de Física sobre ... -
As contribuições do PIBID de Física da Universidade Federal Fluminense na formação inicial de professores no período de 2009 a 2018
| Posted on: 2019A pesquisa aqui descrita busca compreender as contribuições do subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Fluminense na formação inicial de professores ... -
As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Educação Física da Universidade Federal Fluminense
A presente pesquisa visou realizar um estudo sobre as contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói proporcionou ... -
As contribuições pedagógicas do origami na formação inicial do pedagogo da UFF em Niterói e Santo Antônio de Pádua
A presente pesquisa buscou investigar as possíveis contribuições do Origami como recurso de ensino na Matemática para os alunos dos Cursos de Graduação em Pedagogia da UFF em Niterói e do Instituto do Noroeste Fluminense ...