A CULTURA DA GAME MUSIC: CONSUMO E PRODUÇÃO DE FÃS EM MOMENTOS ALÉM-JOGO
Performance
Identidade
Video Games Live
YouTube
MegaDriver
Gameboys
Fãs
Videogame
Música
Mídia digital
Performance
Identidade
YouTube (Recurso eletrônico)
Game Music
Performance
Identity
Video Games Live
YouTube
MegaDriver
Gameboys
Fans
Souza, Schneider Ferreira Reis de | Posted on:
2019
Abstract
Esta tese tem como objetivo apresentar uma análise sobre as práticas de consumo e produção de game music desenvolvidas por fãs que ocorrem fora do momento de jogo. Para realizar essa análise, foi produzido um estudo de caso de práticas de produção e consumo de game music que ocorrem em contextos ao vivo, com os shows da Video Games Live e das bandas MegaDriver e Gameboys, e online, em canais de game music no YouTube. Diante disso, o conceito de performance é central para as descrições e análises do objeto produzidas nesta tese, pois é no acontecimento musical que se expressam as sociabilidades diversas, expondo, assim, o tipo de relação dialógica existente entre os fãs dessa música e as características da cultura da game music. Os dados produzidos na pesquisa demonstraram que a game music é um tipo de música/conceito pelo qual os fãs produzem experiências diversas, muitas vezes remetendo aos momentos que vivenciaram nos jogos. Contudo, outras práticas culturais se associam à game music e constróem uma experiência em que podem ser projetadas subjetividades diversas em meio aos fluxos sociais coletivos. As performances musicais de game music, em vídeo ou ao vivo, tornam-se o momento em que os atores exploram os limites da experiência para produzir expressões identitárias de si, de fã da cultura dos games ou relacionada a algum outro tipo de música. Nesse sentido, a game music não se destaca, portanto, por ser um tipo de música de regras rígidas. Pelo contrário, é na sua imprecisão conceitual que são produzidos os movimentos apropriativos dos fãs. Eles encontram formas de entender e se relacionar com outros fãs por meio dessa música de forma consonante, ao imaginar certo senso de pertencimento à cultura dos games. Desse modo, criam suas próprias experiências a nível subjetivo sem se desvincular dos jogos e dos elementos da cultura dos games.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
SOUZA, Schneider Ferreira Reis de. A cultura da game music: práticas de consumo e produção de fãs em momentos além jogo. 2019. 252 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, 2019.Subject(s)
Game MusicPerformance
Identidade
Video Games Live
YouTube
MegaDriver
Gameboys
Fãs
Videogame
Música
Mídia digital
Performance
Identidade
YouTube (Recurso eletrônico)
Game Music
Performance
Identity
Video Games Live
YouTube
MegaDriver
Gameboys
Fans
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