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Title: O impacto competitivo da aplicação de novas tecnologias em centros de distribuição na gestão de estoques e na experiência do cliente: estudo de caso de uma empresa líder do setor logístico
Authors: Silva, Raphael Feder Antonio Abinader da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Filho, Sérgio José Mecena da
metadata.dc.contributor.members: Andrade, Emmanuel Paiva de
Gutierrez, Ruben Huamanchumo
Issue Date: Dec-2020
Citation: SILVA, Raphael Feder Antonio Abinader da. O impacto competitivo da aplicação de novas tecnologias em centros de distribuição na gestão de estoques e na experiência do cliente: estudo de caso de uma empresa líder do setor logístico. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Abstract: Com o passar dos anos, as demandas de e-commerce tendem a crescer cada vez mais, em conjunto com exigência dos consumidores. Os produtos precisam ser entregues rapidamente, com menor custo de frete e com a maior variabilidade de itens. Dessa forma, os centros de distribuição são obrigados a focarem nas operações de last mile, ou seja, a entrega dos centros de distribuição ao consumidor final, pressionando a cadeia logística, a fim de garantir uma melhor experiência de compra aos consumidores. As empresas são levadas aumentarem a complexidade de sua operação, seja no tamanho, seja em relação ao número de SKUs (Stock Keeping Unit), buscando aliar a redução de custos com o atendimento da expectativa do cliente. Considerando esse contexto como justificativa, este trabalho final de curso tem por objetivo demonstrar como a aplicação de novas tecnologias de informação e logística possuem o potencial de impactar nos processos internos dos centros de distribuição e nos fatores que definem a experiência do cliente. Assim, foi realizado um estudo de caso de uma empresa considerada uma das líderes do setor logístico e varejista mundial, através da leitura e compilação dos principais pontos de artigos, livros e reportagens sobre a organização, além de uma entrevista com uma funcionária de um centro de distribuição da empresa estudada no Brasil. Entre os resultados obtidos, podem-se destacar a redução do lead time de entrega, os benefícios de escala, a assertividade de previsão de estoques e a diminuição de custos operacionais, que influenciam a experiência do cliente positivamente em relação a percepção do valor do seu dinheiro e confiança na empresa, servindo como vantagens competitivas para garantir a satisfação dos consumidores.
metadata.dc.description.abstractother: Over the years, the e-commerce demands tend to grow more and more, along with consumers demands. Products must be delivered quickly, with lower shipping costs and with greater variability of items. Therefore, distribution centers must focus on last mile operations, which is the delivery process from de distribution centers to the final consumer, that puts pressure on the supply chain in order to ensure a better shopping experience for the clients. Companies are led to increase the complexity of their operation, whether in size or in relation the number of SKUs (Stock Keeping Unit), seeking to combine cost reduction with meeting customer expectations. Having this context as justification, this monograph aims to demonstrate how the application of new information and logistics technologies has the potential to impact the internal processes of distribution centers and the defining factors of customer experience. Thus, a case study was carried out of a company considered one of the leaders in the logistics and retail sectors worldwide, through reading and compiling the main points of articles, books and reports about the organization, in addition to an interview made with an employee of a Brazilian distribution center of the company studied. Among the results obtained, the reduction in delivery time, the benefits of scale, the assertiveness of forecasting inventories and the reduction of operation costs can be highlighted, which positively influence the customer experience in relation to the perception of money’s value and clients trust in the company, serving as competitive advantage to guarantee consumer satisfaction.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16354
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