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Title: Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
Authors: Souza, Dayana
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Thaiane
metadata.dc.contributor.members: Carrera, Fernanda
Borges, Rosane
Issue Date: 2019
Abstract: Esse trabalho aborda e analisa as vivências de mulheres negras na graduação, a partir de estudantes da Universidade Federal Fluminense. Para pensarmos este processo, interessa-nos discutir e analisar aspectos de identidade, ancestralidade e vivências dessas pessoas, partindo de concepções sócio-históricas das mesmas e os encadeamentos relacionados. A linha metodológica usada foi a qualitativa, caracterizada pela análise do discurso, através da realização de entrevistas, permitindo-nos pesquisar as representações em torno dessas mulheres, com intuito de refletirmos e discutirmos sobre a necessidade de tornar o conhecimento, e o acesso ao mesmo, menos centralizado em lógicas brancas, bem como a importância de legitimar plurais tipos de saberes. Desenvolvemos o trabalho com o viés de analisar essas vivências como construção gradual de uma intelectualidade mais diversa. Entendemos que há questões sociais e políticas que perpassam todo o processo, nos é relevante atentar para as questões de gênero e raça nesses contextos, já que o Brasil é um país majoritariamente negro e a educação superior pode ser, também, um fator importante também para o resgate dos valores étnicos da raça negra.
metadata.dc.description.abstractother: This work addresses and analyzes the experiences of black women in undergraduate studies, from students of the Federal Fluminense University. To think about this process, we are interested in discussing and analyzing aspects of identity, ancestry and experiences of these people, starting from socio-historical conceptions of the same and related threads. The methodological line used was qualitative, characterized by discourse analysis, through interviews, allowing us to research the representations around these women, in order to reflect and discuss the need to make knowledge, and access to it , less centralized in white logics, as well as the importance of legitimizing plural types of knowledge. We develop the work with the bias of analyzing these experiences as a gradual construction of a more diverse intellectuality. We understand that there are social and political issues that permeate the whole process, it is relevant to look at gender and race issues in these contexts, since Brazil is a predominantly black country and higher education can also be an important factor for the rescue of the ethnic values of the black race.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16360
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