BRASIL À MILANESA: CONSUMO E REPRESENTAÇÕES DA BRASILIDADE EM MILÃO
Brasilidade
Consumo Cultural
Identidade Italiana
Representação cultural
Brasil
Itália
Identidade
Representation
“Brazilianness”
Cultural Consumption
Italian Identity
Lotti, Rachele Pia | Posted on:
2019
Abstract
O objetivo principal desta tese é investigar as representações que o Brasil assume aos olhos de italianos que praticam atividades ligadas ao país, tais como o samba, a capoeira e o forró, na cidade de Milão, Itália. Para tanto, procurou-se compreender como o consumo condiciona a construção da ideia de brasilidade e influi sobre a definição das identidades dos interlocutores. Consideradas as práticas de samba, forró e capoeira enquanto consumos culturais (CANCLINI, 1993) busca-se reconstruir, através de uma pesquisa de inspiração etnográfica com observação participante e entrevistas individuais em profundidade, o papel do consumo na definição da identidade e sua influência na construção das representações sobre o Brasil, para entender como a brasilidade é incorporada na vida dos interlocutores. Levou-se em conta, nesta construção, os elementos que entram em jogo, que são a identidade, o conceito de nação, o discurso estereotipado sobre o Brasil, como o “Brasil Paraíso” e a “alegria do povo”, junto com a cultura da mídia que divulga diversos tipos de imagens e discursos. A pesquisa mostra o papel das práticas de consumo na interpretação das imagens do Brasil e como, ao lado dos discursos estereotipados sobre o país, surgem novas interpretações de brasilidade que constituem parte integrante da definição das identidades dos interlocutores.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSubject(s)
RepresentaçãoBrasilidade
Consumo Cultural
Identidade Italiana
Representação cultural
Brasil
Itália
Identidade
Representation
“Brazilianness”
Cultural Consumption
Italian Identity
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: