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Title: Modelo de painel de indicadores para uma campanha de trade marketing em uma empresa da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Authors: Freitas, Beatriz Bastos de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Filho, Sérgio José Mecena da
metadata.dc.contributor.members: Araujo, Fernando Oliveira de
Farias Filho, José Rodrigues de
Issue Date: 2020
Citation: FREITAS, Beatriz Bastos de. Modelo de painel de indicadores para uma campanha de trade marketing em uma empresa da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
Abstract: A área de trade marketing surgiu como responsável por viabilizar os interesses das organizações e, simultaneamente, se adaptar às novas limitações dos pontos de venda. Assim, as campanhas de trade marketing tornam-se importantes aliadas no recrutamento e fidelização de consumidores e, consequentemente, acompanhar e mensurar seus resultados também são uma crescente necessidade. Muitas vezes essa avaliação é pouco aprofundada e os indicadores utilizados podem ser insuficientes e sem uma relação clara de causa e efeito entre si. O presente trabalho visa, portanto, aplicar a metodologia da pesquisa-ação para desenvolver, através da ferramenta Balanced Scorecard, um sistema de indicadores de desempenho para campanhas de trade marketing em uma empresa multinacional do ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, a fim de alcançar melhores resultados e viabilizar investimentos futuros mais assertivos. Foram realizadas três iterações, por meio de entrevistas individuais com especialistas em Balanced Scorecard e membros da organização, que permitiram a obtenção de um painel de indicadores de desempenho otimizado, possibilitando um melhor alinhamento entre a visão da campanha estudada e seus objetivos e indicadores estratégicos. O resultado obtido foi um BSC com objetivos e indicadores estratégicos interligados e bem equilibrados entre as perspectivas, de modo a proporcionar à campanha uma maior aproximação de sua visão de expansão de vendas na marca.
metadata.dc.description.abstractother: Trade marketing department arises as a responsible to make feasible the organization’s interests and, simultaneously, adapt itself to the new limitations of the points of sale. Thus, trade marketing campaigns become important allies on customers recruitment and loyalty and, consequently, following and measuring its results are also a growing need. Often, this assessment is not very in-depth, and the indicators used may be insufficient and not present a clear cause and effect relationship between them. The present work aims, therefore, to apply the action research methodology to develop, through the Balanced Scorecard model, a system of performance indicators for trade marketing campaigns in a multinational company in the personal hygiene, perfumery and cosmetics sector, in order to achieve better results and enable more assertive future investments. Three iterations were carried out, through individual interviews with Balanced Scorecard specialists and members of the organization, which allowed the achievement of a panel of optimized performance indicators, allowing a better alignment between the vision of the studied campaign and its objectives and strategic indicators. The result obtained was a BSC with objectives and strategic indicators interconnected and balanced between perspectives, in order to provide the campaign a closer approximation of its vision of expanding sales in the brand.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16378
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