A IMAGEM COMO A ÚLTIMA DAS HISTÓRIAS POSSÍVEIS: JOSÉ LEZAMA LIMA E O ANACRONISMO DAS IMAGENS EM MOVIMENTO
Anacronismo
Cinema Latino-Americano
José Lezama Lima
Cinema latino-americano
Imagem
Lezama Lima, José, 1910-1976
Image
Anachronism
Latin-American Cinema
José Lezama Lima
Ulhôa, Marco Túlio | Posted on:
2019
Abstract
Ao desenvolver uma pesquisa sobre o conceito de anacronismo, o presente trabalho investiga as relações entre o tempo e a imagem na linguagem cinematográfica, definindo os elementos que conformam uma estética anacrônica do filme e as suas possíveis variações. Constituindo-se como um estudo comparado entre as áreas do cinema e da literatura, o trabalho aborda a produção artística e intelectual do poeta e escritor cubano, José Lezama Lima (1910- 1976), projetando as especificidades adquiridas pelo anacronismo e a centralidade do conceito de imagem em sua teoria, no diálogo entre a literatura e o cinema. Para isso, o texto estabelece a análise da produção teórica e literária do escritor, angariando os critérios necessários para a observação do processo de adaptação do romance Paradiso (1966), no filme O Viajante Imóvel (2008), do cineasta cubano Tomás Piard. Iniciativa que expande o intuito da pesquisa, em fazer do cinema um campo de convergências entre a teoria de Lezama Lima e o anacronismo das imagens em movimento, atestando, conforme realizada pelo escritor em um de seus ensaios, a afirmação que dá título a esta tese, ao definir “a imagem como a última das histórias possíveis”.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSubject(s)
ImagemAnacronismo
Cinema Latino-Americano
José Lezama Lima
Cinema latino-americano
Imagem
Lezama Lima, José, 1910-1976
Image
Anachronism
Latin-American Cinema
José Lezama Lima
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: