Browsing PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda by Title
Now showing items 3-18 of 18
-
A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos
Atualmente a contaminação de águas subterrâneas se dá principalmente pela deposição inadequada de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente para o meio ambiente e também para ... -
O ensino da classificação de cadeias carbônicas através das moléculas das substâncias químicas psicotrópicas no contexto do NEJA
A química orgânica é a base para muitos produtos e substâncias utilizadas pelos alunos ao longo do seu dia a dia e de sua vivência, está presente dentro do próprio organismo, nos alimentos, remédios e diversos produtos que ... -
O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o ensino médio
| Posted on: 2020A escola tem a função de significar conhecimentos aos indivíduos inseridos em uma sociedade em constante transformação devido ao crescente avanço científico, tecnológico e a ampla acessibilidade à informação. Para tal, a ... -
O ensino de funções orgânicas a partir da análise de estruturas de princípios ativos encontrados em plantas medicinais: uma abordagem científica com a inclusão social da terceira idade e o seu respectivo conhecimento popular sobre a fitoterapia
| Posted on: 2021A química é vista pelos alunos como uma disciplina de difícil compreensão. Muitos fatores contribuem para essa visão, uma vez que o mesmo frequentemente é ofertado por meio de memorizações e do ensino mecanizado, sem levar ... -
Fake news: o que a química tem a dizer
Esta dissertação apresenta uma metodologia para o ensino de ácidos e bases, através de uma sequência de ensino investigativa, utilizando as fake news como situação problema, associadas com conteúdos trabalhados em sala, ... -
Imaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas
| Posted on: 2022O ensino de geometria molecular está intimamente associado ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades visuoespaciais. A utilização de objetos de aprendizagem tais como simulações e softwares computacionais, em ... -
Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos
O educador através da educação forma um cidadão crítico e reflexivo. O conhecimento sobre a aprendizagem e suas teorias, o permite maiores possibilidades de trabalho na sala de aula com seus educandos, já que cada um tem ... -
Jogo didático de cartas como estratégia para promover aprendizagem significativa em tabela periódica
| Posted on: 2020A falta de motivação e de uma participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem que ocorre dentro da sala de aula tem se tornado cada vez mais um desafio a ser enfrentado pelos professores da disciplina ... -
Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
| Posted on: 2021O desafios atrelados ao Ensino de Química são dos mais diversos, perpassando por currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias que não favorecem o resgate dos alunos como protagonistas ... -
Um novo olhar sobre as ligações químicas
| Posted on: 2020Este trabalho aborda um assunto de grande importância na vida acadêmica, as Ligações Químicas Interatômicas (L.Q.I.). No entanto, aqui é proposta uma nova perspectiva de trabalho que olha para as ligações químicas por ... -
Processos eletroquímicos de corrosão e abordagem CTSA: construção de uma sequência didática no ensino médio
| Posted on: 2021A corrosão é um processo químico que está relacionada a deterioração de alguns materiais, e pode ocorrer de forma espontânea. Como é muito comum ocorrer com materiais metálicos esse fenômeno pode ser observado em nosso ... -
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
A química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao ... -
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
| Posted on: 2021Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos ... -
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
| Posted on: 2021Essa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento ... -
O uso de jogos digitais como estratégia motivadora no ensino de química na educação básica
A química, como disciplina específica, oficialmente só é ministrada no ensino médio. Porém, alguns de seus conteúdos, com os conceitos e teorias, tais como a história da química, a descoberta do átomo e suas principais ... -
O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
| Posted on: 2021Atualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e ...