Browsing PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda by Title
Now showing items 12-18 of 18
-
Um novo olhar sobre as ligações químicas
| Posted on: 2020Este trabalho aborda um assunto de grande importância na vida acadêmica, as Ligações Químicas Interatômicas (L.Q.I.). No entanto, aqui é proposta uma nova perspectiva de trabalho que olha para as ligações químicas por ... -
Processos eletroquímicos de corrosão e abordagem CTSA: construção de uma sequência didática no ensino médio
| Posted on: 2021A corrosão é um processo químico que está relacionada a deterioração de alguns materiais, e pode ocorrer de forma espontânea. Como é muito comum ocorrer com materiais metálicos esse fenômeno pode ser observado em nosso ... -
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
A química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao ... -
Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
| Posted on: 2021Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos ... -
Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
| Posted on: 2021Essa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento ... -
O uso de jogos digitais como estratégia motivadora no ensino de química na educação básica
A química, como disciplina específica, oficialmente só é ministrada no ensino médio. Porém, alguns de seus conteúdos, com os conceitos e teorias, tais como a história da química, a descoberta do átomo e suas principais ... -
O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
| Posted on: 2021Atualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e ...