Núcleo Girassol - Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias - Niterói

Vinculado ao Departamento de Análise Geoambiental e colaborando na formação acadêmica de estudantes do Curso de Graduação em Ciência Ambiental, no Instituto de Geociências, Campus Praia Vermelha, Niterói, Uff, o Núcleo Girassol é cadastrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela Uff, atua na área de conhecimento de Ciência da Informação, orientando projetos em duas linhas de pesquisa e extensão universitárias: Educação em Cidadania, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável (Linha EConsCiencias) e Governança e Políticas Públicas em Desenvolvimento Sustentável (Linha EcoPolíticas).
Sub-communities within this community
Collections in this community
Recent Submissions
-
NPGE - vol.1, n.5 (out/2015)
| Posted on: 13 out. 2015Acompanhamento das etapas de diálogos e negociações entre países membros da Organização das Nações Unidas para a formação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ao longo do ano de 2015. -
NPGE - vol.1, n.4 (abr/2015)
| Posted on: 16 mai. 2015Acompanhamento das etapas de diálogos e negociações entre países membros da Organização das Nações Unidas para a formação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ao longo do ano de 2015. -
NPGE - vol.1, n.3 (mar/2015)
| Posted on: 05 abr. 2015Acompanhamento das etapas de diálogos e negociações entre países membros da Organização das Nações Unidas para a formação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ao longo do ano de 2015. -
NPGE - vol.1, n.2 (fev/2015)
| Posted on: 08 mar. 2015Acompanhamento das etapas de diálogos e negociações entre países membros da Organização das Nações Unidas para a formação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ao longo do ano de 2015. -
NPGE - vol.1, n.1 (jan/2015)
| Posted on: 03 fev. 2015Acompanhamento das etapas de diálogos e negociações entre países membros da Organização das Nações Unidas para a formação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ao longo do ano de 2015. -
Ambientes e cidadania a partir da moradia: relatório de projetos em crítica, consciência e cidadania socioambiental I no curso de bacharelado em Ciência Ambiental turma 2016.1. Série Aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais V. II
| Posted on: 28 dez. 2017O relatório documenta e publica a produção acadêmica de estudantes e dissemina o método, avaliação e resultados de prática de educação ativa em educação ambiental e para a cidadania, adotando o método de aprendizagem baseada ... -
Ambientes ignorados: cotidiano de escolhas (des)construídas. Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no curso de Bacharelado Em Ciência Ambiental turma 2017.1.Série aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais V. III
| Posted on: 26 dez. 2017O relatório documenta e publica a produção acadêmica de estudantes e dissemina o método, avaliação e resultados de prática de educação ativa em educação ambiental e para a cidadania, adotando o método de aprendizagem baseada ... -
Educação ambiental: Refletindo sobre o que fazermos como educadores
| Posted on: 23 dez. 2017Como parte da prática de ensino-aprendizagem em modalidade de pesquisa e colaboração online via ambiente virtual da Plataforma Moodle, o conteúdo curricular da disciplina optativa da Linha 4 do Mestrado Profissional em ... -
Proposta de método de análise de coerência de políticas na interface nacional-global de agendas de desenvolvimento: Estudo aplicado ao PPA 2016-2019 do Governo Federal do Brasil diante da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável
| Posted on: 20 nov. 2017A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em setembro de 2015, quando comparada com agendas anteriores para o desenvolvimento humano e ... -
Relatório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Educação Ambiental em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental II Turma 2017.1: Como conhecer na diversidade e em ambientes de diálogo nas relações pessoais e empresariais?
| Posted on: 15 set. 2017Este é o segundo relatório de prática de ensino-aprendizagem em educação ambiental preparado pela Monitora Andressa Batista Souza sob orientação da Profa Patricia Almeida Ashley, realizada na 1a aula do 2° período do curso ... -
Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico
| Posted on: 14 set. 2017Como parte das atividades didáticas do unidade curricular de Políticas de Educação Ambiental, turma 2013, foi definido o objeto de estudo sobre perfil de ingressantes do curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF. ... -
Relatório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Educação Ambiental em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I - Turma 2017.1
| Posted on: 12 set. 2017Relatório de prática de ensino-aprendizagem em educação ambiental preparado pela Monitora Andressa Batista Souza sob orientação da Profa Patricia Almeida Ashley, realizada na 1a aula do 1° periodo do curso de Ciência ... -
O Planeta Terra - Nossa Casa - Políticas de Educação Ambiental
| Posted on: 2016-09Aspi-Uff realiza uma série de entrevistas em programas gravados na instituição pelo projeto Desafio na Mídia da Universidade Federal Fluminense. Âncoras: Arthur Santa Rosa, Tânia Gonçalves de Araújo e Antonio Puhl. No ... -
Roteiro para elaboração de proposta de projeto de estudo socioambiental no eixo temático ‘ambientes ignorados: cotidiano de escolhas (des)construídas’
| Posted on: 18 abr. 2017O roteiro adota o modelo 7W2H1T, elaborado pela Profa. Patricia, para orientar a métodos de elaboração de projetos e métodos de análise de fatos socioambientais. Na aplicação do modelo 7W2H1T para a concepção do projeto ... -
Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e coerência em políticas: recomendações da OCDE na edição 2016 de Better Policies for Sustainable Development. Material didático-instrucional complementar para vídeo-aulas.
| Posted on: 01 fev. 2017A publicação Better Policies for Sustainable Development (OCDE, 2016) trata das recomendações da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) para políticas públicas visando a implementação da Agenda ... -
7a Parte: Outras abordagens para a promoção de coerência de políticas com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
| Posted on: 31 jan. 2017Essa vídeo-aula é resultado das atividades de estágio em Ciência Ambiental de Marcela Nunes Aguiar, sendo produção de sua autoria e sob orientação da Profa. Patrícia Almeida Ashley. O estágio foi realizado no Núcleo Girassol ... -
6a Parte: Aplicando o modelo OCDE de coerência de políticas para o desenvolvimento sustentável (CPDS) para o crescimento verde
| Posted on: 31 jan. 2017Essa vídeo-aula é resultado das atividades de estágio em Ciência Ambiental de Marcela Nunes Aguiar, sendo produção de sua autoria e sob orientação da Profa. Patrícia Almeida Ashley. O estágio foi realizado no Núcleo Girassol ... -
5a Parte: Aplicando o modelo OCDE de coerência de políticas para o desenvolvimento sustentável (CPDS) para fluxos financeiros ilícitos
| Posted on: 31 jan. 2017Essa vídeo-aula é resultado das atividades de estágio em Ciência Ambiental de Marcela Nunes Aguiar, sendo produção de sua autoria e sob orientação da Profa. Patrícia Almeida Ashley. O estágio foi realizado no Núcleo Girassol ... -
4a Parte: Aplicando o modelo OCDE de coerência de políticas para o desenvolvimento sustentável (CPDS) para a segurança alimentar
| Posted on: 31 jan. 2017Essa vídeo-aula é resultado das atividades de estágio em Ciência Ambiental de Marcela Nunes Aguiar, sendo produção de sua autoria e sob orientação da Profa. Patrícia Almeida Ashley. O estágio foi realizado no Núcleo Girassol ... -
3a Parte: Como aplicar o modelo OCDE de coerência de políticas para o desenvolvimento sustentável (CPDS) na escala nacional e exemplos da Finlândia e Suécia
| Posted on: 31 jan. 2017Essa vídeo-aula é resultado das atividades de estágio em Ciência Ambiental de Marcela Nunes Aguiar, sendo produção de sua autoria e sob orientação da Profa. Patrícia Almeida Ashley. O estágio foi realizado no Núcleo Girassol ...