Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16463
Title: Desenvolvimento do modelo de uma startup de biotecnologia, para a criação de carne cultivada com transferência de tecnologia israelense: uma pesquisa-ação
Authors: Kuszer, Bruno
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Filho, Sérgio José Mecena da
metadata.dc.contributor.members: Farias Filho, José Rodrigues
Duarte, Silvia dos Reis Alcântara
Magacho, Lygia Alessandra Magalhães
Issue Date: Dec-2020
Citation: KUSZER, Bruno. Desenvolvimento do modelo de uma startup de biotecnologia, para a criação de carne cultivada com transferência de tecnologia israelense: uma pesquisa-ação. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, 2020.
Abstract: O presente trabalho propõe um modelo para a criação de uma startup de transferência de tecnologia na área de biotecnologia, mais especificamente, relacionada a carne cultivada. Para isso, traçou-se um paralelo com Israel, que além de ser um país com elevada quantidade de empresas em crescimento, e bastante investimento em pesquisa e desenvolvimento, é, também, um dos países na vanguarda da busca por uma alternativa à carne bovina. O trabalho tem como objetivo entender melhor o ecossistema brasileiro de startups e apresentar um modelo de negócio para esse tipo de empreendimento, aplicando o conceito de transferência de tecnologia. Por fim, buscou-se analisar as relações e os requisitos para a implementação do projeto, desde a parte regulatória até a questão financeira, a fim de se determinar a viabilidade econômica do projeto.
metadata.dc.description.abstractother: This work proposes a model for creating a tech transfer startup in the biotechnology area, more specifically related to cultivated meat. For this, a parallel was drawn to Israel, which, aside from being a country with a high volume of growing companies and a lot of investment in research and development, is also the among the vanguard in the search for an alternative to bovine meat. The work aims to better understand the Brazilian ecosystem of startups and present a business model for this type of initiative, and apply the concept of technology transfer. Finally, it was sought to analyze the relations and needs for the implementation of the project, from the regulatory to financial aspects, in order to determine its economic viability.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16463
Appears in Collections:TEP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final - Bruno Kuszer - Revisado.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons