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Title: Precificação a partir do valor percebido pelo consumidor: avaliação do mercado de cortes de frango na cidade do Rio de Janeiro, utilizando análise conjunta
Authors: Mascarenhas, Yago Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Rêgo, Ricardo Bordeaux
metadata.dc.contributor.members: Leite, José Geraldo Lamas
Gutierrez, Ruben Huamanchumo
Issue Date: Dec-2020
Citation: MASCARENHAS, Yago Gonçalves. Precificação a partir do valor percebido pelo consumidor: avaliação do mercado de cortes de frango na cidade do Rio de Janeiro, utilizando análise conjunta. 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020 .
Abstract: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de formação de preço com base no valor percebido pelo consumidor, indo além dos parâmetros tradicionais de custo e movimentos dos demais concorrentes. Para auxiliar na análise realizamos uma pesquisa de mercado com o público do Rio de Janeiro e utilizamos como produto base o filé de peito de frango, item com características de commodities, porém com potencias de diferenciação. A metodologia de análise utilizada no estudo foi a Choice based Conjoint (CBC) que nos retorna como resultado os atributos e níveis que possuem maior peso na decisão de compra do consumidor. Foi possível constatar, como já era previsto, que o atributo preço é o mais representativo na preferência dos entrevistados e que os demais atributos estão sendo refletidos de forma coerente nos preços de venda. Além disso, com base nos valores de utilidade, a metodologia permitiu a realização de simulações que mensuraram os potenciais ganhos de mercado levando em consideração as alterações dos atributos.
metadata.dc.description.abstractother: This work has as main objective to analyze the price formation process based on the value perceived by the consumer, going beyond the traditional parameters of cost and movements of the other competitors. To assist in the analysis, we carried out a market research with the public in Rio de Janeiro and used chicken breast fillet as a base product, an item with characteristics of commodities, but with differentiation potentials. The analysis methodology used in the study was the Choice based Conjoint (CBC) which returns to us as a result the attributes and levels that have greater weight in the consumer's purchase decision. It was possible to verify, as was already predicted, that the price attribute is the most representative in the interviewees' preference and that the other attributes are being reflected in a coherent way in the selling prices. In addition, based on utility values, the methodology allowed simulations to be carried out to measure potential market gains taking into account changes in attributes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16465
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