A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PROFESSOR PARA O ENSINO SUPERIOR
Currículo
Educação em enfermagem
Docência no ensino superior
Currículo
Educação em enfermagem
Educação superior
Teacher training
Curriculum
Nursing education
Teaching in higher education
Chícaro, Sandra Conceição Ribeiro | Posted on:
2015
Abstract
A formação pedagógica do enfermeiro professor no ensino superior tem sido contemplada no debate atual acadêmico, no sentido de valorizar o trabalho docente, significando dotar esse professor de perspectivas de análise que o ajude a compreender os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais nos quais se dá sua atividade docente. O professor de enfermagem tem diante de si a responsabilidade da formação do enfermeiro, que está voltada para o conhecimento das competências e habilidades gerais, como prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em enfermagem. Essa dissertação buscou, a partir de um programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), compreender como a formação stricto sensu profissional influencia na atuação do enfermeiro professor no ensino superior de enfermagem. O estudo reconhece a importância da formação pedagógica do docente e aponta para a necessidade desse profissional atentar-se à questão conteudista do ensino, buscando trabalhar o conhecimento de forma a agregar à vivência do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, cujos dados foram coletados por análise documental e entrevista semiestruturada, e tratados pelo método de triangulação dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram os mestrandos das primeiras turmas do MPES, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que não atuavam na docência anteriormente ao início do curso. O referencial desta pesquisa fundamenta-se na teoria de Maurice Tardif e Selma Garrido Pimenta. Os resultados da investigação apontam vários aspectos que potencializam o pressuposto desenhado pela pesquisa, de que a formação stricto sensu profissional contribui para a atualização e capacitação permanente do enfermeiro-professor. O produto originado deste estudo foi a realização de um vídeo, apresentando e problematizando as competências pedagógicas apontadas por Celso Antunes como necessárias à formação do professor crítico e reflexivo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
CHÍCARO, Sandra Conceição Ribeiro. A formação pedagógica do enfermeiro professor para o ensino superior. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2015.Subject(s)
Formação pedagógicaCurrículo
Educação em enfermagem
Docência no ensino superior
Currículo
Educação em enfermagem
Educação superior
Teacher training
Curriculum
Nursing education
Teaching in higher education