Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16544
Title: A mediação e a responsabilidade civil gerada pelo abandono afetivo: uma nova proposta
Authors: Rosa, Aline Almeida de Azevedo Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Marques, Giselle Picorelli Yacoub
metadata.dc.contributor.members: Yagodnik, Esther Benayon
Pimentel, Fernanda Pontes
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: ROSA, Aline Almeida de Azevedo Pereira. A mediação e a responsabilidade civil gerada pelo abandono afetivo: uma nova proposta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
Abstract: A presente monografia tem como intuito demonstrar o potencial de aplicação do mecanismo de mediação na questão da responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo familiar, traçando um breve quadro sobre a evolução do conceito da própria família ao longo do tempo, transformando-se de uma estrutura rígida e hierarquicamente organizada para um modelo mais flexível e adaptável às necessidades humanas patrimoniais e também psicossociais. A pesquisa para a redação deste projeto concentrou-se na doutrina disponível acerca dos temas aqui abordados, mas também na jurisprudência brasileira, que atualmente vem inovando bastante no cenário do Direito de Família, refletindo essas alterações do contexto social das famílias, conforme mencionado acima, representando um importante marco para que a mediação possa operar uma abordagem mais humanizada e personalizada do direito para com as relações familiares, sobretudo quanto ao abandono afetivo.
metadata.dc.description.abstractother: Esta monografía fue desarrollada con el fin de demostrar potencial de aplicación del mecanismo de mediación em las hipótesis de responsabilidad civil decurrente del abandono afectivo familiar, delineando um breve cuadro acerca de la evolución del proprio concepto de familia en el tiempo, cambiandose de una estructura rígida y jerárquicamente organizada para un modelo más flexível y adaptável a las necesidades humanas patrimoniais y psicosociais. La pesquisa para la redacción de este proyecto há sido concentrada em la doutrina disponible acerca de lós temas aqui abordados, pero también en lós juzgados brasileños, que hoy dia innova mucho en el ramo del Derecho de Familia, refletido los câmbios del contexto social de las famílias, como ya dicho arriba, representando un relevante marco para que la mediación tenga la posibilidad de operar una abordaje más humanizada y personalizada del derecho en las relaciones familiares, sobre todo cuanto al abandono afectivo.
[turma de 2012]
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16544
Appears in Collections:SGD - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MEDIAÇÃO E A RESPONSABILIDADE CIVIL GERADA PELO ABANDONO AFETIVO UMA NOVA PROPOSTA (1).pdf319.22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons