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Title: Análise comparativa de modelos de compensação de heave no processo de instalação de equipamentos submarinos
Authors: Santos, Isis Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor: Bernadá, Gabriel Mario Guerra
metadata.dc.contributor.members: Massa, André Luiz Lupinacci
Domingues, Stella Maris Pires
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: SANTOS, Isis Monteiro. Análise comparativa de modelos de compensação de heave no processo de instalação de equipamentos submarinos. 2020. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2020.
Abstract: Os empreendimentos petrolíferos offshore no Brasil são uma realidade e seguirão sendo durante algumas décadas. Um dos muitos desafios que se apresentam nesta área trata da manipulação e posicionamento de grandes equipamentos das embarcações até grandes profundidades. Para realizar este tipo de operação se faz necessária a utilização de sistemas que reduzam a movimentação das cargas, sendo esta o resultado da movimentação do navio pelas ondas. Estes sistemas são chamados de compensadores de elevação ou PHC, passive heave compensator. O presente trabalho analisa o desempenho de dois tipos de compensadores através da sua modelagem computacional. Um modelo de elevação de ondas foi criado a partir do espectro de potência de Pierson-Moskovitz para utilizar como função de entrada dos modelos PHC analisados. Diversas simulações foram realizadas, submetendo os modelos a exigências crescentes como condições de mar mais severas e aumento da profundidade das cargas. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios para as condições propostas, com diminuição do efeito da onda sobre os equipamentos manipulados. Como resultado principal obteve-se a expertise na modelagem destes sistemas com o objetivo de identificar parâmetros que ajudassem a melhorar o desempenho dos mesmos, mitigando os efeitos das ondas sobre as cargas.
metadata.dc.description.abstractother: Offshore oil ventures in Brazil are a reality and will continue to be for decades to come. One of the many challenges in this area is the handling and positioning of large equipment from vessels to great depths. To perform this type of operation, it is necessary to use systems that reduce the movement of loads, which is the result of the ship's movement through the waves. These systems are called heave compensators or PHC, passive heave compensator. The present work analyzes the performance of two types of compensators through their computational modeling. A wave elevation model was created from the Pierson-Moskovitz’s power spectrum to use as input function of the PHC models analyzed. Several simulations were performed, subjecting the models to increasing requirements such as more severe sea conditions and increased depth of loads. The obtained results were satisfactory for the proposed conditions, with a decrease in the influence of the wave on the equipment manipulated. As a main result, it was obtained expertise in modeling these systems in order to identify parameters that would help improve their performance, mitigating the effects of waves on loads.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16548
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