Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16564
Title: Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia
Authors: Bortoli, João Vitor de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Farias Filho, José Rodrigues de
metadata.dc.contributor.members: Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito
Costa, Helder Gomes
Issue Date: 2020
Citation: BORTOLI, João Vitor de Carvalho. Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia. 2020. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
Abstract: O presente trabalho possui objetivo de estudar e avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa e assim entender se tal sistema de gestão assegura que as pessoas e os processos da empresa estão alinhados e voltados para qualidade. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia, utilizando os princípios descritos no Modelo Shingo para Excelência Operacional como parâmetros de avaliação do sistema de gestão. Foi elaborado um questionário e repassado aos colaboradores dessa empresa, de onde serão extraídas informações sobre o grau de aplicação de práticas relacionadas aos princípios de excelência operacional. O resultado possibilitou avaliar que, de maneira geral, os funcionários cujas atividades estão contempladas dentro do Sistema de Gestão da Qualidade estão comprometidos com os princípios de excelência operacional e percebem no seu ambiente de trabalho a aplicação na prática desses princípios. Também identificou-se o nível de comprometimento com o sistema de gestão dentro dos diferentes perfis de colaboradores da organização.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to study and evaluate a company's Quality Management System and thus understand whether such a management system ensures that the company's people and processes are aligned and focused on quality. For this reason, a case study was carried out in an energy distribution company, using the principles described in the Shingo Model for Operational Excellence as parameters for assessing the management system. A questionnaire was prepared and passed on to the employees of this company, from which information about the degree of application of practices related to the principles of operational excellence will be extracted. The result made it possible to assess that, in general, employees whose activities are covered by the Quality Management System are committed to the principles of operational excellence and perceive the application of these principles in their work environment. The level of commitment to the management system was also identified within the different employee profiles of the organization.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16564
Appears in Collections:TEP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final - João Vitor Bortoli - final.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons