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Title: Sempre esteve tudo ali? : a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney
Other Titles: Has everything ever been there? The influence of the Disney Princess' brand in the formation of a universe shared between Disney's fairy tales.
Authors: Vaz, Priscila Mana
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Thaiane
metadata.dc.contributor.members: Picado, Benjamim
Siciliano, Tatiana
Issue Date: 2018
Citation: VAZ, Priscila Mana. Sempre esteve tudo ali? a influência da marca Disney Princess na formação de um universo compartilhado entre os contos de fadas da Disney. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a marca Disney Princess e a criação de um universo narrativo compartilhado pelos contos de fadas em produções audiovisuais da Disney. Este trabalho considera que os contos de fadas deixaram de ser histórias independentes, tal como nas coletâneas dos séculos XVII a XX, e passaram a integrar mesmos mundos narrativos nas histórias contemporâneas apresentadas em produções televisivas e outros produtos. Defende-se a hipótese que a criação da marca Disney Princess nos anos 2000 ajudou a construir relações narrativas que não existiam nos contos de fadas originais e nem nos filmes Disney, unindo as personagens das histórias e criando um ambiente propício para que a Disney construa sua própria versão de um universo compartilhado pelos contos de fadas. Nesse sentido, defende-se que o fortalecimento da marca é um dos agentes que propicia a criação de novos produtos narrativos nos quais as histórias de contos de fadas são apresentadas como um mesmo universo narrativo. Para verificar como essa conexão entre histórias se dá no caso Disney, optou-se por utilizar como metodologia a construção de uma historiografia da marca combinada a análise narrativa dos paratextos das marcas Disney e Disney Princess.
metadata.dc.description.abstractother: The present research aims to investigate the relationship between the Disney Princess brand and the creation of a narrative universe shared by the fairy tales in audiovisual productions of Disney. This work considers that fairy tales are no longer independent stories, as in the collections from the 17th to the 20th centuries, and they began to integrate same narrative worlds into the contemporary stories presented in television productions and other products. It is hypothesized that the creation of the Disney Princess’ brand in the 2000s helped to build narrative relationships that did not exist in the original fairy tales or in the Disney films, uniting the characters in the stories and creating a conducive environment for Disney to build its own version of a universe shared by fairy tales. In this sense, it is argued that the strengthening of the brand is one of the agents that propitiates the creation of new narrative products in which the stories of fairy tales are presented in the same narrative universe. To verify how this connection between histories occurs in the Disney case, it was chosen to use as methodology a construction of a historiography of the brand combined with a narrative analysis of the paratexts of the Disney’s and Disney Princess’ brands.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16602
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