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Title: Ver e rever: um estudo sobre a reassistibilidade de telenovelas mexicanas no Brasil
Authors: Silva, Joana d'Arc de Nantes
metadata.dc.contributor.advisor: Campanella, Bruno
metadata.dc.contributor.members: Castellano, Mayka
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, Joana d'Arc de Nantes. Ver e rever: um estudo sobre a reassistibilidade de telenovelas mexicanas no Brasil. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Pretende-se através desta pesquisa de dissertação refletir sobre a prática dos telespectadores brasileiros de assistir às reprises de telenovelas mexicanas que são transmitidas, no horário da tarde, pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Parte-se da hipótese de que a “reassistibilidade” (MITTELL, 2011) das telenovelas mexicanas se dá como “experiência emocional” e/ ou “social” para a recepção. Isto é, configura-se uma “experiência social” na medida em que as pessoas reveem as narrativas visando compartilhar informações nos ambientes sociais em que estão presentes. Caracteriza-se como uma “experiência emocional” uma vez que os telespectadores buscam reviver as emoções acionadas quando viram aquela narrativa anteriormente. Com base nos dados da pesquisa empírica, essas formas de reassistir são expandidas, levando em consideração as particularidades do objeto de estudo. A metodologia proposta para este trabalho inspira-se na teoria das mediações desenvolvida por Jesús Martín-Barbero (2004; 2015), apoiando-se na perspectiva do “mapa das mediações comunicativas da cultura”. O estudo de recepção concentra-se nos telespectadores das telenovelas “A Usurpadora” e “Rubi”, reprisadas nos anos de 2016 e 2017.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis intends to reflect about the practice of brazilian viewers to watch the reruns of mexican telenovelas that are transmitted in the afternoon by Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). The hypothesis is that the “rewatching” (MITTELL, 2011) of mexican telenovelas is given as “emotional experience” and / or “social” for reception. That is, a “social experience” is configured as people review the narratives in order to share information in the social environments in which they are present. It is characterized as an “emotional experience” as viewers seek to relive the emotions triggered when they have seen that narrative previously. Based on empirical research data, these forms of reassessment are expanded, taking into account the particularities of the object of study. The methodology proposed for this work is inspired by the theory of mediation developed by Jesús Martín-Barbero (2004, 2015), based on the perspective of the “map of communicative mediations of culture. The reception study concentrates on the viewers of the telenovelas “A Usurpadora” and “Rubi”, reprised in 2016 and 2017.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16618
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