A MIGRAÇÃO DAS IMAGENS: O USO DE IMAGENS DE ARQUIVO NO CINEMA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO (1961 - 1984)
Documentário
Cinema político
Anticomunismo
Redemocratização
Documentário (cinema)
Imagem - aspecto histórico
Representação política
Linguagem cinematográfica
Cinema - aspecto político
Marinho, Gabriel Filgueira | Posted on:
2011
Abstract
Esse trabalho discute como que o cinema documentário opera diferentes representações políticas através do uso de imagens de arquivo. Partindo da analise de como que fotografias, fonogramas e filmes de origens diversas foram utilizados nos curtas metragens realizados pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, o IPÊS, entre 1962 e 1964, e no longa-metragem “Jango”(1984), dirigido por Silvio Tendler; busco compreender como a linguagem cinematográfica possibilitou que imagens geradas por uma organização engajada com valores anticomunistas pudessem contribuir para uma outra narrativa audiovisual, vinculada com valores politicamente opostos e realizada duas décadas depois. O objetivo desse trabalho é discutir a categoria imagem de arquivo como uma ferramenta do cinema para a construção de múltiplas narrativas históricas e seu papel no espaço de disputa de representações; questão que ultrapassa classificações como “verdade” e “inverdade”, ainda comuns nos debates a respeito de filmes documentários
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Document type
DissertaçãoSource
MARINHO, Gabriel F. A migracão das imagens: o uso de imagens de arquivo no cinema documentário brasileiro (1961-1984). 2011. 413f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2011.Subject(s)
Imagens de arquivoDocumentário
Cinema político
Anticomunismo
Redemocratização
Documentário (cinema)
Imagem - aspecto histórico
Representação política
Linguagem cinematográfica
Cinema - aspecto político
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