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Title: O homicídio dramatizado: fragmentos do cotidiano violento em Cidade Alerta e Brasil Urgente
Authors: Arcoverde, Marcela Rochetti
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Renata de Rezende
metadata.dc.contributor.members: Ribeiro, Renata de Rezende
Silva, Denise Tavares da
Musse, Christina Ferraz
Issue Date: 2020
Abstract: Este trabalho propõe uma análise da representação do homicídio em Cidade Alerta (Rede Record) e Brasil Urgente (Rede Bandeirantes). Para tanto, refletimos sobre os processos de dramatização (COUTINHO, 2012) da notícia e como essa contribui para a criação de uma narrativa do cotidiano violento. Ponderamos como a vida cotidiana (HELLER, 1989) e a estrutura do jornalismo televisivo (MACHADO, 2000; PATERNOSTRO, 1999) se relacionam e como propiciam a veiculação de perspectivas “fragmentárias” da violência urbana. Com o intuito de compreender quais estruturas narrativas são utilizadas nesses noticiários policiais que adotam a linguagem sensacionalista (ANGRIMANI, 1995), fizemos uma análise de conteúdo (BARDIN, 2011) das reportagens veiculadas por ambos telejornais durante os meses de: janeiro, maio, agosto e dezembro de 2018. Foram 1975 reportagens coletadas: 472 de Cidade Alerta e 1503 de Brasil Urgente. Destas, analisamos em profundidade 64 reportagens, 32 de cada noticiário. A partir da observação geral do conteúdo veiculado pelos programas, percebemos que as notícias referentes, especificamente, à cobertura de homicídios ocuparam grande parte do conteúdo dos telejornais: 40,68% em Cidade alerta e 37,2% em Brasil Urgente. Por meio de uma investigação mais aprofundada das reportagens de homicídio coletadas, verificamos que o tipo de assassínio mais veiculado em ambos os telejornais foram os de motivações passionais em especial o feminicídio. Assim, através da comparação entre o que era representado nessas matérias e os dados sobre o crime de homicídio no Brasil, produzidos pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), pudemos verificar dissonâncias entre as reportagens e a “realidade” (estatística). Essas disparidades nos ajudaram a identificar como as narrativas de homicídio são dramatizadas nesses noticiários.
metadata.dc.description.abstractother: This research proposes an analysis of the representation of homicide in Cidade Alerta (Rede Record) and Brasil Urgente (Rede Bandeirantes). Therefore, we reflect on the dramatization processes (COUTINHO, 2012) of the news and how they contribute to the creation of a narrative of the violent daily life. We ponder how everyday life (HELLER, 1989) and the structure of television journalism (MACHADO, 2000; PATERNOSTRO, 1999) are related and how they promote the transmission of “fragmentary” perspectives about urban violence. With the instinct of understanding which narrative structures were used in those police newscasts that adopt the sensationalist language (ANGRIMANI, 1995), we did the content analysis (BARDIN, 2011) of the reports broadcasted by both during the months of: january, may, august and december 2018. We collected 1975 news: 472 from Cidade Alerta and 1503 from Brasil Urgente. Of these, we analyzed 64 reports in depth, 32 from each newscast. From the general observation of the programs, we realized that the news relating specifically to the coverage of homicides occupied a large part of the content of the newscasts: 40.68% in Cidade Alerta and 37.2% in Brasil Urgente. Through a more in-depth investigation of the homicide reports collected, we found that the type of murder most often broadcast on both newscasts was that of passionate motivations, especially feminicide. Thus, through the comparison between what was represented in these television news and the data on the crime of homicide in Brazil, produced by Ipea (Institute of Applied Economic Research), we were able to verify discrepancies between the news of homicide and the “reality” (statistics). These disparities helped us to identify how the homicide narratives are dramatized in these newscasts.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16633
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