Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16670
Title: O ensino de Física na formação de professores em Nível Médio
Authors: Nascimento, Luanny Christine Cler Caldas do
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Isa
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Almeida, Lúcia da Cruz de
Martins, Jorge Simões de Sá
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Nascimento, Luanny Christine Cler Caldas do. O ensino de Física na formação de professores em Nível Médio. 2020. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
Abstract: Neste trabalho buscamos compreender como se dá o ensino de Física na formação de professores em nível médio, o Curso Normal (CN), e sua relação com a disciplina de Ciências do Ensino Fundamental I. Percebendo o distanciamento entre os dois níveis de ensino, propomos estratégias de reaproximação levando em consideração as dificuldades e peculiaridades de cada um. Após analisar o currículo mínimo de Física do CN e as diretrizes para a disciplina Ciências do Ensino Fundamental I contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visitamos uma turma de normalistas do 3º ano de uma escola estadual no interior do RJ e, por meio de um questionário, coletamos dados sobre suas principais dificuldades com as duas disciplinas. Em seguida, apresentamos duas sequências didáticas sobre um dos temas comuns às duas disciplinas: luz. Essas sequências didáticas seriam inicialmente aplicadas com os/as normalistas e eles/elas aplicariam com estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Ao final, concluímos que embora a estrutura do CN não seja ainda a ideal, o trabalho que o professor de Física desse segmento desenvolve é crucial para a ação futura dos/das normalistas como professores nas salas de aula do Ensino Fundamental I.
metadata.dc.description.abstractother: In this work we seek to understand how the teaching of Physics takes place in Teachers Training Course in High School Level (TTC-HS), and its relationship with the subject of Science in Elementary School. Realizing the distance between the two teaching levels, we propose strategies of reconnection taking into account the difficulties and peculiarities of each one. After analyzing the TTC-HS’s Physics minimum curriculum and the guidelines for Science of the Elementary School in the National Common Curriculum Base (NCCB), we visited a class of third year of the TTC-HS course and, through a questionnaire, collected data on their main difficulties in teaching. Then, we propose two didactic sequences on one of the common themes to both kinds of subjects: light. These didactic sequences would initially be applied to the TTC-HS students who would apply them to students from the 3rd and 5th years of Elementary School. In the end, we conclude that although the structure of the TTC-HS Course is not ideal yet, the work that the Physics teacher of this segment develops is crucial for the future action of the TTC-HS students as teachers in the Elementary School classrooms.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16670
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luanny Christine C. Caldas do Nascimento.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons